Política

Dia de convenções ‘coincide’ com número de candidatos em Maceió e Arapiraca

Temporada para escolha de candidatos a prefeito e vereador será aberta nesta segunda-feira (31)

Por Blog do Edivaldo Júnior 31/08/2020 11h11
Dia de convenções ‘coincide’ com número de candidatos em Maceió e Arapiraca
Imagem ilustrativa. Foto: reprodução.

Na noite desse domingo (30), o jornalista Edivaldo Júnior informou em seu blog que a ‘temporada’ de convenções para escolha de candidatos a prefeito e vereador será aberta nesta segunda-feira (31).

De acordo com o jornalita, até o próximo dia 16, os partidos poderão fazer reuniões para definir os nomes que vão disputar 102 vagas de prefeito, 102 vagas de vice e mais de 1,1 mil vagas de vereador em Alagoas.

No Estado, o primeiro partido a realizar convenções serão o PRTB, de Adeilson Bezerra. A legenda fará sua reunião em Maceió de forma presencial nesta segunda-feira (31), na sede do partido.

Serão escolhidos 38 candidatos a vereador. E os convencionais deve, delegar à Comissão Executiva poderes para definir a coligação na majoritária.

Bezerra avisa que o partido deve apoiar mesmo o pré-candidato do MDB em Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça. “Na proporcional temos a expectativa de eleger pelo menos dois vereadores em Maceió”, aponta.

O MDB de Arapiraca ainda vive a indefinição entre Luciano Barbosa e Ricardo Nezinho. Um deles deve ser escolhido na convenção que o partido marcou para definir quem será seu candidato a prefeito. A data da reunião já foi escolhida. Será no dia 15, mesmo número que o futuro candidato poderá usar.

Em Maceió a estratégia é semelhante. O PT, que deve confirmar o nome de Ricardo Barbosa como candidato a prefeito, fará a convenção no dia 13, mesmo número que ele usará na urna. A ‘lógica’ também vale para o 12 do PDT de Ronaldo Lessa, que marcou a reunião para o dia 12 e para o 11 do PP de Davi Filho que fará sua convenção no dia 11.

Nas duas maiores cidades, tudo deve ocorrer dentro do esperado. Ou quase. Ronaldo Lessa, por exemplo, trabalha para ampliar o leque de partidos de sua coligação. E pode contar, entre outras legendas, com o PROS e o PSOL.

O PSOL, de Basile Bhristopoulos, tinha um “namoro” com o PT, mas se aproximou do PDT e pode indicar o vice de Lessa.

No caso de Arapiraca, existe ainda a possibilidade, digamos remota, de uma composição entre Nezinho e Luciano para a indicação do filho do vice-governador, Daniel Barbosa, como candidato a prefeito.