Política

Pesquisa aponta que Maceió vai ter 2º turno, diz jornalista

Alfredo, Davi, JHC e Ronaldo são favoritos

Por Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 01/08/2020 12h12
Pesquisa aponta que Maceió vai ter 2º turno, diz jornalista
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

O Jornalista Edivaldo Junior publicou em seu blog no gazetaweb, nesta quinta-feira (30), sobre a pesquisa eleitoral da TDL com as intenções de votos da população maceioense. Segundo a sua publicação, Alfredo, Davi, JHC e Ronaldo são os favoritos.

Segundo Edivaldo, Maceió terá 2 turno nas eleições deste ano e os aparentes favoritos para o cargo terão que trabalhar mais para tentar reverter esse quadro.

A TDL Pesquisa e Marketing entrevistou 800 pessoas em Maceió, de 23 a 25 de julho e está registrada na Justiça Eleitoral, com o número AL04269/2020. A margem de erro é de 3,47%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Veja texto integral abaixo:

A “leitura” da pesquisa eleitoral da TDL, divulgada nesta quinta-feira (30) aponta para dois fatos importantes no cenário político de hoje em Maceió.

Um ponto é indiscutível, a julgar pelos números, não só deste, mas também de outros institutos. Teremos segundo turno nas eleições deste ano na capital das Alagoas, salvo fato novo.

Outro ponto é que apesar do aparente favoritismo do deputado federal JHC (PSB) e do ex-procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), nenhum dos dois tem vaga garantida na segunda etapa.

Pelo que se vê nas ruas, considerando diferentes opiniões e números de outros institutos, tanto o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), quanto o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) teriam boas chances de chegar lá, mesmo se as eleições fossem hoje. Não são. Até novembro, tem muita água para passar por baixo da ponte.

Pela ordem (alfabética) avalio que Alfredo, Davi, JHC e Ronaldo são, no atual momento, os favoritos para chegar ao segundo turno.

Lembrando que tanto os grupos de JHC quanto o de Gaspar ainda sonham com uma vitória no primeiro turno.

A TDL pesquisa e marketing fez um levantamento em Maceió, entre os dias 23 e 25 de julho e divulgou dois cenários. Um com Cícero Almeida. Outro sem.

Um detalhe que precisa ser levado em conta é a perda de citações dos candidatos com a entrada de Almeida.

Compare os dois cenários. Almeida tira 5,7 pontos percentuais das citações de JHC, 2,9 de Ronaldo, 0,9 de Gaspar e 0,6 de Davi.

Em tese, os votos menos consolidados são os de JHC e Ronaldo Lessa. Ambos perdem cerca de 20% do eleitorado quando o nome de Cícero Almeida é citado. Diferente de Gaspar e Davi, que mantém números praticamente iguais nos dois cenários.

Outro ponto importante que deve ser lembrado: JHC e Ronaldo são os candidatos mais conhecidos em Maceió. Ou seja, o potencial de crescimento é menor. Davi e Gaspar, dos quatro, são os menos conhecidos e teriam um “teto” mais alto.

Isto sem falar na rejeição, fator importante na “leitura” de uma pesquisa. Os líderes neste quesito são Ronaldo Lessa (12,3%), Cícero Almeida (11%), JHC (5,7%), Davi Filho (2,5%) e Alfredo Gaspar (2%).

Outro detalhe é o número de indecisos, acima de 17%. Seria segundo lugar se fosse um candidato – o que revela um jogo muito aberto.

Assim, avalio que quem acertar no “sentimento” da população pós-pandemia terá mais chances de ser o novo prefeito de Maceió. E não precisa ser necessariamente nenhum destes quatro.

De resto, vamos à pesquisa.

Cenário geral:  JHC (PSB) 26,8%; Alfredo Gaspar (MDB) 16,2%; Ronaldo Lessa (PDT) 14,2%; Davi Filho (PP) 9,8%; Cícero Filho (PC do B) 1,0%; Flávio Moreno (PSL) 0,5%; Ricardo Barbosa (PT) 0,5%; Ricardo Santa Rita (Avante) 0,2%; Basile Christopoulos (PSOL) 0,2%; Brancos/Nulos 14,1% e Indecisos 16,7%.

Cenário 1:  JHC (PSB) 21,1% ; Alfredo Gaspar (MDB) 15,3%, Ronaldo Lessa (PDT) 11,3%, Cícero Almeida (DC) 9,3%, Davi Filho (PP) 9,2%, Cícero Filho (PC do B) 0,2%; Flávio Moreno (PSL) 0,3%; Ricardo Barbosa (PT) 0,5%; Ricardo Santa Rita (Avante) 0,2%; Basile Christopoulos (PSOL) 0,2%; Tacio Melo (Podemos) 0,2%; Brancos/Nulos 14,9% e Indecisos 17,3%.

Cenário 2 :JHC (PSB) 27% ; Alfredo Gaspar (MDB) 17%, Ronaldo Lessa (PDT) 15%, Davi Filho (PP) 11%, Brancos/Nulos 16% e Indecisos 14%.