Política

Morre ex-governador de Alagoas, Guilherme Palmeira

O advogado faleceu na manhã desta segunda-feira (4) em decorrência de um câncer

Por TNH1 com Cada Minuto 04/05/2020 11h11
Morre ex-governador de Alagoas, Guilherme Palmeira
Reprodução

Morreu na manhã desta segunda-feira (04), em casa, Guilherme Gracindo Soares Palmeira, de 81 anos, advogado, político alagoano e pai do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. 

Guilherme Palmeira foi governador de Alagoas entre os anos de 1979 e 1982.  Era casado com a arquiteta Suzana Pameira e pai do prefeito Rui Palmeira e da servidora pública Solange Palmeira. Ele travava uma luta contra um câncer. 

Em suas redes sociais, o prefeito agradeceu a todas as mensagens de solidariedade de Alagoas e do Brasil, e comunicou que em razão da pandemia da covid-19 não haverá velório.

"Ficam ótimas lembranças: a simplicidade, as risadas, as histórias divertidas e até o mau humor peculiar. Pai, muito obrigado por todas as lições que o senhor deixou!", escreveu. 

Homenagens 

Autoridades alagoanas repercutiram o falecimento do ex-governador.

O deputado federal JHC publicou uma mensagem de solidariedade aos familiares e amigos de Guilherme. “Faleceu nesta manhã o ex-Ministro do TCU Guilherme Palmeira, que também foi governador do estado. Minha solidariedade aos seus amigos e familiares. Que Deus possa dar conforto e recebê-lo em sua morada”.

Alfredo Gaspar publicou uma foto do pai ao lado do ex-senador e disse: “Guilherme Palmeira, nesta foto ao lado do meu pai, foi um grande político que muito honrou nossa Alagoas. Que Deus o acompanhe em uma jornada de luz! Minhas condolências aos familiares e aos amigos”.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas lamentou o falecimento de Guilherme Palmeira, advogado aposentado, ex-prefeito de Maceió e ex-governador de Alagoas, além de pai do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Guilherme Palmeira também foi senador e ministro do Tribunal de Contas da União. 

"A OAB-AL, a CAA e ESA se solidarizam aos familiares e amigos que passam por este momento de dor, diante da perda de um ente querido e de grande relevância à política alagoana", disse um trecho da nota.

A Mesa Diretora, os vereadores e todos os servidores que compõem a Câmara Municipal de Maceió lamentaram com profundo pesar o falecimento, no início da manhã desta segunda-feira (4), do ex-governador e ex-senador por Alagoas, Guilherme Palmeira, aos 81 anos. A Câmara prestou condolências e decretou luto oficial de três dias.

O senador por Alagoas, Renan Calheiros, também utilizou as redes sociais para lamentar o falecimento. "Alagoas e o Brasil perdem Guilherme Palmeira. Deputado Estadual, governador, senador, prefeito de Maceió, ministro do TCU, político e ser humano exemplar. Um democrata, homem do diálogo e da temperança. Tive o privilégio de desfrutar da amizade e do bom humor de Guilherme. Ele vai fazer muita falta. Meus mais profundos sentimentos aos familiares".