Política

Mais de 2 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em AL

Por Gazetaweb 30/09/2018 11h11
Mais de 2 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em AL

Faltando uma semana para as eleições do dia 7 de outubro, os candidatos seguem com as agendas de campanha e a sociedade se prepara para o fim do período eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, as urnas já foram levadas para os municípios do interior do estado e estão guardadas nos cartórios eleitorais, que receberam reforço no policiamento. 

Em Alagoas, mais de 2,1 milhões de eleitores estão aptos a votar. Nos 102 municípios alagoanos, apenas 86 eleitores solicitaram a inclusão do nome social e 11.677 informaram possuir algum tipo de deficiência física. 

A maioria dos eleitores é formada por mulheres (1.165.998), representando 53,29%. Os homens somam 1.021.969 eleitores, sendo 46,71% do quantitativo total.

No sábado (6), as urnas eletrônicas serão distribuídas para os locais de votação. Nas eleições deste ano, serão utilizadas 8 mil urnas em Alagoas.

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informou que nas escolas que serão utilizadas como locais de votação, as aulas só aconteceram na sexta-feira (5) de manhã. A partir da tarde as salas estarão à disposição do TRE. As aulas serão retomadas na segunda-feira (8) à tarde.

Neste ano, os eleitores vão eleger presidente da República, governador do estado, dois representantes para o Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais.

Horário votação

O eleitor precisa ficar atento ao horário da votação, que deverá ocorrer das 8h às 17h no horário local em todas as unidades da Federação. Para quem ainda não sabe qual é o seu local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e consultar os números do título, a zona eleitoral e também o endereço da seção de votação.

A Gazetaweb vai ter uma cobertura especial no dia da eleição. Com a equipe reforçada, levará ao internauta todas as informações do pleito em tempo real, com reportagens mostrando o voto dos candidatos, a movimentação dos pontos de votação e de justificativas, as ocorrências policiais e, claro, a apuração, com o fechamento das urnas, a partir das 17h, com uma página exclusiva. Também será possível, por meio do portal, acompanhar a cobertura da Rádio Gazeta AM e da TV Mar, que terão uma programação especial.

Documentação

Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte. É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Mas este ano, o eleitor conta com a versão digital do documento pelo aplicativo e-Título. O app também informa o local de votação, faz emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

Segurança

Para garantir a segurança em todo o Estado, de acordo com o planejamento da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), 404 viaturas atuarão na operação da eleição, que terá o emprego de 4994 policiais militares em todo o Estado, sendo 1798 atuando na região metropolitana de Maceió e 2996 no interior. Também em Maceió, 200 bombeiros militares atuarão na guarda das urnas, supervisionados por 14 oficiais.

Os municípios de Batalha, Major Isidoro e Craíbas, em virtude do clima de rivalidade entre famílias e políticos na região, terão atenção especial. Entre o reforço que será efetivado na localidade, destaque para a presença do BOPE desde a quinta que antecederá o pleito até a segunda-feira, atuação do grupamento aéreo e aumento no contingente de policiais militares, civis e federais.

Além disso, todo o efetivo das polícias Federal e Civil estarão atuando, inclusive com a suspensão de licenças e férias para aumentar o número de policiais na operação. Os promotores eleitorais também estarão presentes em todas as zonas do estado, buscando  garantir ainda mais segurança para a votação.