Política

Renan: PMDB foi o partido vitorioso nas eleições municipais

Pelos dados do TSE, PMDB manteve-se como partido com maior número de prefeituras

Por Agência Brasil 04/10/2016 16h04
Renan: PMDB foi o partido vitorioso nas eleições municipais

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse hoje (4) que seu partido, o PMDB, cresceu em relação às eleições municipais de 2012. “Foi o partido que elegeu mais prefeitos. Teve 14,7 milhões de votos. Nesse quesito, perdeu apenas para o PSDB, que teve 17 milhões, mas a metade desses votos na cidade de São Paulo. O PMDB foi o vitorioso das eleições e continua sendo o maior partido em meio a essa complexa pulverização partidária”.

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral, o PMDB manteve-se como o partido com maior número de prefeituras. O PMDB fez 1.021 prefeitos em 2012 e, este ano, elegeu 1.028.

Já o PSDB saiu do primeiro turno da eleição municipal deste ano como o partido que mais cresceu na comparação com os resultados do pleito anterior, em 2012. Em número de prefeituras conquistadas na eleição de domingo (2), o partido ficou em segundo lugar, atrás do PMDB. O PSDB, que elegeu 695 prefeitos há quatro anos, conquistou agora, no primeiro turno, 793 prefeituras, com crescimento de 14%, e está na disputa do segundo turno em vários municípios.

Reforma política

Para Renan, as eleições mostraram o desejo da sociedade de uma reforma política urgente. A eleição municipal deste ano registrou o maior índice de abstenções da história: mais de 25 milhões de cidadãos aptos deixaram de votar em todo o país.

“Precisamos, mais do que nunca, reformar a política. Essas eleições demonstram, sobretudo, que a sociedade fez questão de indicar caminhos para essa reforma, que é urgente. Se a política não se reinventar, não mudar, ela vai perder prestígio a cada eleição. Chegou a hora de fazermos uma profunda reforma política”, disse o presidente do Senado.