Política

Lewandowski suspende oitiva de Dilma Rousseff para almoço

Por Agência Brasil 29/08/2016 13h01

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do processo de Impeachment, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu, às 13h02 desta segunda-feira (29), a sessão em que o Senado ouve Dilma Rousseff. Ele agradeceu a objetividade com que os senadores fizeram perguntas e disse que os trabalhos seriam retomados em uma hora.

Trata-se do terceiro dia de julgamento da presidente afastada, ré no processo em que é acusada de crime de responsabilidade, face a edição de decretos de créditos suplementares sem o aval do Congresso e ao repasse atrasado de recursos do Tesouro para o Banco do Brasil pagar o Plano Safra, o que ficou conhecido como pedalada fiscal.

Até o primeiro intervalo, dez senadores já haviam feito perguntas à presidente da República, devendo a sessão prolongar-se pela noite, visto que 49 senadores inscreveram-se para falar. A maioria dos acusadores rejeitou a tese de que o Brasil esteja diante de um golpe, enquanto os que apoiam Dilma sustentaram o contrário. Dilma pediu aos seus julgadores que não aceitem um golpe que, em sua opinião, “em vez de solucionar, agravará a crise brasileira”. E pediu:

— Peço que façam justiça a uma presidenta honesta, que jamais cometeu qualquer ato ilegal, na vida pessoal ou nas funções públicas que exerceu. Votem sem ressentimento. O que cada senador sente por mim e o que nós sentimos uns pelos outros importa menos, neste momento, do que aquilo que todos sentimos pelo país e pelo povo brasileiro. Peço: votem contra o impeachment. Votem pela democracia.