Polícia

Parentes de detentos protestam em frente do Distrito Industrial de Maceió

Protesto tem como objetivo cobrar ao Estado que acelere a negociação com os policiais penais, que estão em paralisação

Por Redação com G1 Alagoas 02/12/2020 17h05
Parentes de detentos protestam em frente do Distrito Industrial de Maceió
Foto: Reprodução

Familiares de presos interditaram as duas vias da Avenida Durval de Góes Monteiro, em frente a entrada do Distrito Industrial de Maceió. Eles cobram que o Estado acelere a negociação com os policiais penais, que estão em paralisação, e dessa forma eles possam cumprir o cronograma de visitas e entregas de alimentos aos presos.

A via está bloqueada com pedras, galhos e pelos próprios familiares. O trânsito da região ficou congestionado, e a Polícia Militar foi acionada para o local. Os manifestantes só deixam passar motos e ambulâncias.

Uma das integrantes do protesto, Rosana Silva, informou à reportagem de um portal de notícias que o objetivo da mobilização é conseguir algum retorno do governo de Alagoas em relação aos policiais penais e a volta das atividades nos presídios.

“A polícia está aqui, mas as meninas não querem saber de conversa. O nosso intuito é esse, saber em relação dos agentes penitenciários que estão em greve, e a gente quer saber como vai ficar a situação deles. O cronograma das visitas e das feiras saiu, mas e aí, quem vai dar a visita se eles estão em greve? Ficou de retomar com as atividades a partir do dia 11 de dezembro, mas a greve dos policiais penais ainda continua. Em relação à greve deles ninguém falou nada”, disse Silva.

Os policiais penais estão em paralisação desde a metade do mês de novembro.

Nesta quarta, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou o calendário de retomada gradativa, a partir de 11 de dezembro, das visitas e entrega de feiras pelos familiares dos presos. As atividades foram suspensas por causa do risco de contágio pelo novo coronavírus.

Vitor Leite, presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (SINASPPEN), disse a esse portal de notícias que se até o dia 11, as reivindicações da categoria não forem atendidas pelo Estado, os policiais penais não vão cumprir o cronograma e continuarão em greve.

A Seris disse que o cronograma continua mantido e que a principal reivindicação dos policiais penais está sendo atendida, que é a ampliação da bolsa qualificação.

A Secretaria informou que participou de uma reunião com representantes dos policiais penais e com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), momento que foi acordado que o projeto de ampliação da bolsa qualificação vai ser encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 9 de dezembro, incluindo pagamento retroativo ao mês de novembro.