Polícia

Maceió receberá dois Centros Integrados de Segurança Pública

Cisps serão construídos na parte alta e baixa da cidade

Por Cada Minuto com assessoria 10/09/2020 11h11
Maceió receberá dois Centros Integrados de Segurança Pública
Foto: assessoria.

Dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) devem ser construídos em Maceió, um na parte alta e outro na parte baixa da cidade. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (9), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

A construção dos dois Centros Integrados do tipo 3, serão estruturalmente maiores e mais abrangentes em comparação aos Cisps 1 e 2. Os novos equipamentos integram, além das polícias Civil e Militar, os serviços do Corpo de Bombeiros (CBM) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo Renan Filho, a Caixa Econômica Federal já aprovou o projeto de construção, cujos recursos, da ordem de R$ 27 milhões, estão garantidos por meio de emenda de bancada do senador Renan Calheiros e do deputado federal Isnaldo Bulhões.

“Esse projeto foi selecionado e avaliado pelo Ministério da Justiça como o melhor na área da Segurança Pública do país. Isso é algo bastante significativo e eu espero, nos próximos dias, publicar a licitação para começar a construção do Cisp 3 de Maceió ainda este ano”, acrescentou.

Reestruturação das Guardas Municipais em Alagoas

Na solenidade desta quarta-feira (09), o governador assinou o termo de doação de armas à Guarda Municipal de Maceió. Foram doados 151 revólveres que pertenciam à Polícia Civil de Alagoas.

Renan Filho afirmou que a doação dá início a um amplo processo de reestruturação das Guardas Municipais em Alagoas, por meio de parcerias que serão firmadas com as prefeituras, inicialmente em cidades do interior que já possuem Centros Integrados de Segurança Pública (CISP).

“Vamos oferecer equipamentos a outras Guardas Municipais em Alagoas e trabalhar na qualificação profissional, integrando os esforços para que a gente amplie as chances de atingir, cada vez mais, melhores resultados na Segurança Pública em todo o estado”, destacou o governador, ao lado do prefeito de Maceió.

“Quero agradecer ao governador Renan Filho pela doação. São armamentos que estão em ótimo estado de conservação e serão muito bem utilizados pela nossa Guarda Municipal. Para utilizar a arma de fogo, o guarda passa por uma qualificação rigorosa”, destacou o prefeito de Maceió.

Participaram da solenidade o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira; o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Enio Bolivar; o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins; o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Antônio Souza; dentre outras autoridades.

 

*Com Assessoria