Polícia

Governo de Alagoas inaugura nova sede da CORE, unidade de elite da Polícia

A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (23), com a presença do secretário de Estado da Segurança, delegado Flávio Saraiva

Por Agência Alagoas com Redação 23/06/2026 14h02
Governo de Alagoas inaugura nova sede da CORE, unidade de elite da Polícia
Unidade de elite da Polícia Civil é responsável por operações de alta complexidade em todo o estado - Foto: Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A segurança pública de Alagoas foi reforçada com a entrega da nova sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), unidade de elite da Polícia Civil responsável por operações de alta complexidade em todo o estado. A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (23), com a presença do secretário de Estado da Segurança, delegado Flávio Saraiva, que ressaltou a importância do investimento para o setor.

“Hoje estamos aqui, em nome do governo Paulo Dantas, o governo que mais investiu em segurança pública, entregando mais essa obra importante. Foram quase R$ 3 milhões investidos, e a localização é estratégica, pois o Delegado Geral terá ao lado essa unidade especial para atuar nas operações mais complexas”, afirmou Saraiva.

O secretário destacou que a nova sede foi projetada especialmente para as unidades especiais da CORE. “Essa unidade tem destaque na Polícia Civil e merecia instalações adequadas. Após a explosão da antiga sede do Tigre, que passou a ser Core, as operações especiais estavam em bases improvisadas”, explicou.

Localizada no bairro de Jacarecica, em Maceió, a nova estrutura foi planejada para proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais e ampliar a capacidade operacional da corporação, considerada referência entre as forças especializadas da segurança pública alagoana.

O delegado-geral da Polícia Civil, Tales Araújo, explicou que a CORE reúne todo o grupo de pronta intervenção da instituição, ressaltando a importância estratégica da unidade para as operações especiais. “Além de as unidades estarem no mesmo espaço, temos todos esses recursos sob uma gestão especializada, prontos para serem acionados conforme a missão”, pontuou.

O agente de polícia Antônio Vasco, coordenador da CORE, destacou o avanço representado pela nova sede. “Essa conquista começou com o Tigre e, com a Lei Delegada de 2023, foi criada a Coordenação de Recursos Especiais. Agora, além do Tigre, integramos outros setores de grande relevância, como o aéreo, que atua de forma integrada com o DEA, a sessão responsável pelo acervo de drones e o grupo atrelado ao Tigre. Estamos também implantando o Canil da Polícia Civil”, afirmou Vasco.

Padronização

A CORE é a nova denominação do antigo Tigre (Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial), grupo que atua desde 1993 em ocorrências de alto risco. A mudança faz parte de um processo de padronização nacional das unidades especiais das polícias civis brasileiras, mantendo a experiência e as atribuições que consolidaram a unidade como referência em operações táticas.

A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) é responsável por operações de alta complexidade em todo o estado, incluindo gerenciamento de crises, resgate de reféns, combate ao crime organizado, intervenções táticas e cumprimento de mandados judiciais de alto risco.

A nova sede conta com espaços dedicados ao planejamento operacional, integração das equipes e uso de recursos tecnológicos que apoiam as ações da unidade especializada.

A entrega do prédio integra um conjunto de investimentos do Governo de Alagoas em segurança pública. Nos últimos anos, o Estado realizou concursos para ampliar o efetivo policial, expandiu programas de formação e capacitação, adquiriu armamentos, viaturas e equipamentos tecnológicos, além de investir na modernização da infraestrutura das corporações.

Com a nova base da CORE, o governo busca aumentar ainda mais a capacidade de resposta da Polícia Civil em operações de alta complexidade, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e situações de crise em Alagoas.