Polícia

PM-AL intensifica combate a crimes ambientais, tráfico de drogas e porte ilegal de arma na capital e no interior

Flagrantes foram registrados em Maceió, Piaçabuçu, Penedo e Arapiraca

Por Ascom PMAL 24/01/2026 11h11
PM-AL intensifica combate a crimes ambientais, tráfico de drogas e porte ilegal de arma na capital e no interior
PM apreendeu aves silvestres que estavam expostas à venda de forma ilegal - Foto: Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou diversas ações operacionais em municípios distintos, resultando em prisões, apreensões e flagrantes de crimes como tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

No sábado (24), durante fiscalização ambiental na feira livre do bairro Levada, em Maceió, equipes da Supervisão e Ambiental 01 do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com apoio do Serviço de Inteligência da unidade, apreenderam 35 aves silvestres. Uma delas era mantida em cativeiro e outras 34 estavam à venda de forma ilegal.

O registro de ocorrência foi lavrado e as aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação técnica e, quando possível, por processo de reabilitação e reintegração ao habitat natural.

11º BPM

Duas ocorrências foram registradas pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e encaminhadas à Polícia Civil, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo, para os procedimentos legais cabíveis.

A primeira, na noite de sexta-feira (23), ocorreu no Centro de Piaçabuçu. Durante patrulhamento, um indivíduo em atitude suspeita tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura. Após abordagem, foram apreendidos 57 pedras de crack, uma pequena quantidade de maconha e R$ 66 em dinheiro, caracterizando tráfico de drogas. O suspeito já possuía antecedentes pelo mesmo crime.

Em outra ocorrência, no Centro de Penedo, na Rua Camartelo do Meio, também na noite de sexta-feira, foram apreendidos 80 pedras de crack, 19 porções de maconha, um papelote de cocaína e um aparelho celular. A guarnição foi acionada após denúncia de som alto e perturbação do sossego, prática recorrente na localidade.

No endereço indicado, a equipe foi recebida por uma mulher que, ao retirar o documento de identificação de sua bolsa, revelou invólucros contendo entorpecentes. Ela informou que a bolsa pertencia à nora, que não estava presente. Posteriormente, a nora se apresentou e assumiu a propriedade do material ilícito.

3º BPM

Na noite de sexta-feira, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) registrou um caso de porte ilegal de arma de fogo, resultando na prisão de três homens, de 24, 23 e 18 anos. Foram apreendidos um revólver calibre 38 e seis munições, sendo três percutidas e três intactas.

A ação foi desencadeada após denúncia anônima, levando equipes do Pelopes à Rodovia Doutor Geraldo Cavalcante Cajueiro (AL-110), zona rural de Arapiraca. Segundo a denúncia, um indivíduo armado estaria em um veículo branco. Ao localizar um automóvel com as mesmas características, a guarnição realizou a abordagem.

Na busca inicial, nada de ilícito foi encontrado com os ocupantes do veículo, que era de aplicativo. Um dos suspeitos, usando tornozeleira eletrônica, vestia roupas semelhantes às descritas na denúncia. Durante a busca veicular, o revólver foi localizado no piso do banco traseiro, próximo ao assento do suspeito. Diante da resistência dos três envolvidos e tentativa de fuga, foi necessário contê-los e utilizar algemas para condução. O trio foi encaminhado à Central de Polícia Civil.