Polícia
Segurança Pública realiza ação do Celular Seguro na orla de Maceió
Mobilização na Ponta Verde orientou a população sobre o programa, que já recuperou mais de 2.500 aparelhos em Alagoas
Com mais de 2.500 celulares roubados ou furtados recuperados em Alagoas, o Programa Celular Seguro promoveu, na tarde do último domingo (18), uma ação educativa na orla marítima de Maceió. A iniciativa teve como foco conscientizar a população sobre a importância do serviço, que já devolveu cerca de 1.800 aparelhos aos seus legítimos proprietários e tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no estado.
A mobilização ocorreu na Avenida Sílvio Viana, no bairro da Ponta Verde, um dos trechos mais movimentados da capital, especialmente aos fins de semana. Durante a ação, equipes realizaram panfletagem para explicar, de forma simples e direta, o funcionamento do programa e orientar pessoas que podem ter seus celulares recuperados, mas ainda não têm conhecimento da restituição.
Atualmente, cerca de 700 aparelhos seguem disponíveis para devolução na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A lista com os nomes dos convocados pode ser consultada no site oficial do programa.
Criado em janeiro de 2025, o Celular Seguro Alagoas já se consolidou como referência nacional na recuperação e devolução de aparelhos com restrição. Além de restituir os bens às vítimas, o programa atua no combate ao comércio ilegal de celulares, considerado um dos principais fatores associados aos crimes de roubo e furto no país.
Segundo a gerente interina do programa, Karolinne Villanueva, a ação na orla foi estratégica para ampliar o alcance das informações e reforçar a divulgação da nova lista de convocação.

"O Celular Seguro tem como objetivo recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos, por meio da notificação dos aparelhos e da devolução voluntária. Com isso, conseguimos devolver esses celulares aos seus verdadeiros donos. A ação realizada na praia busca justamente levar esse conhecimento a quem ainda não conhece o programa e mostrar ao cidadão que é possível recuperar um aparelho que foi tomado em um assalto, por exemplo. Também reforçamos a importância do registro do boletim de ocorrência e da atualização dos dados do celular, etapas fundamentais para viabilizar a restituição e garantir mais segurança para todos", disse a gerente.
A mobilização contou com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), por meio das equipes do Programa Ronda no Bairro.
Para a retirada do aparelho, a SSP orienta que o proprietário compareça à sede da Secretaria portando um documento oficial com foto e informando o número do IMEI do celular. As convocações também são realizadas pelos canais oficiais do programa, pelos números de WhatsApp 0800 729 4593 e (82) 98752-2597.
*Com informações da Assessoria


