Polícia
Polícia recupera mais de 2 mil celulares roubados ou furtados em Alagoas
Programa Celular Seguro tem contribuído para a redução dos índices de violência
O Programa Celular Seguro, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) já recuperou mais de 2 mil celulares roubados no estado desde seu lançamento, em janeiro de 2025. O programa tem contribuído para a redução dos índices de violência e para a devolução de aparelhos celulares aos legítimos proprietários, graças ao trabalho integrado com a população.
No período, 2.394 aparelhos roubados ou furtados em Alagoas foram recuperados pelas equipes da SSP. Deste total, 68,7% (1.645 dispositivos) já foram devolvidos aos donos. As vítimas foram localizadas a partir das informações fornecidas no Boletim de Ocorrência após o crime. A lista com os nomes das pessoas que ainda não tiveram seus bens restituídos pode ser consultada abaixo.
Para ampliar a conscientização, o Governo de Alagoas iniciou, nesta quinta-feira (08), uma campanha publicitária em diversos meios de comunicação, orientando a população sobre a importância de adquirir equipamentos eletrônicos apenas com nota fiscal, assegurando a legalidade e a transparência da operação para todas as partes envolvidas.
“Nosso objetivo é conscientizar a população a comprar aparelhos em locais confiáveis e que comprovem a origem lícita dos equipamentos, para combater a comercialização irregular de bens subtraídos de forma criminosa. Quando não há interessados em adquirir telefones ou peças roubados, o número de crimes diminui. Com a redução desse tipo de violência, conseguiremos garantir ainda mais tranquilidade para toda a população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.

O que fazer ao ser vítima de roubo ou furto?
As pessoas que forem vítimas de roubo ou furto devem, o mais rápido possível, registrar a ocorrência junto à Polícia Civil. O procedimento é simples e pode ser realizado na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Interativa, por meio do portal https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.
É fundamental descrever todos os detalhes do crime, incluindo endereços, informações pessoais e os dados do aparelho, como o IMEI (número de identificação do equipamento), que pode ser encontrado na caixa do celular ou na nota fiscal — documento que deve ser guardado por tempo prolongado para comprovação legal.
Outra forma prática de descobrir o IMEI é discar o código universal *#06# no aplicativo de chamadas do celular. O número aparecerá automaticamente na tela. Também é possível localizar o IMEI nas configurações do dispositivo, em “Sobre o telefone” ou “Informações do status”.

Aparelhos recuperados
Com as informações do Boletim de Ocorrência, a Segurança Pública aciona as operadoras de telefonia para obter dados sobre a ativação de novas linhas em celulares com situação irregular. A partir daí, o trabalho segue com a intimação das pessoas que estão utilizando esses equipamentos.
Os usuários recebem uma mensagem informando a data e o horário para comparecimento, portando o aparelho, à sede da SSP, localizada na Rua Zadir Índio, Centro de Maceió (ao lado do Quartel do Comando Geral da PM).
Em posse dos eletrônicos, a equipe de policiais entra em contato com as vítimas para que possam reaver seus bens. Atualmente, 750 aparelhos estão disponíveis para retirada pelos legítimos proprietários. A lista com os nomes pode ser acessada neste link.


