Polícia

Polícia destrói refinaria de drogas e apreende mais de 51 kg de cocaína em Arapiraca

Operação integrada retirou de circulação grande quantidade de drogas; suspeito fugiu do local

Por Redação 05/01/2026 08h08
Polícia destrói refinaria de drogas e apreende mais de 51 kg de cocaína em Arapiraca
Polícia Militar apreendeu grande quantidade de drogas em Arapiraca - Foto: Ascom SSP

Uma ação integrada da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) desmantelou uma refinaria clandestina de drogas no município de Arapiraca, no Agreste do estado, na tarde desse domingo (4). A ocorrência foi registrada no bairro Senador Nilo Coelho por equipes da 10ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), com apoio do Pelotão de Operações Policiais Especiais (PELOPES) e do Canil do 3º Batalhão da PM.

A operação teve início após denúncia anônima indicando que uma residência estaria sendo utilizada para a fabricação de entorpecentes. De acordo com as informações, o imóvel apresentava intensa movimentação de pessoas, não possuía móveis e não aparentava ser habitado, o que levantou suspeitas de que funcionava como ponto de preparo de drogas.

Ao chegarem ao endereço, os policiais visualizaram um homem deixando a casa em uma motocicleta Honda Pop 110, de cor branca, usando camisa e capacete pretos. Ao perceber a presença das guarnições, o suspeito fugiu em direção à zona rural, não sendo possível realizar a abordagem ou identificar a placa do veículo.

Durante a fuga, o indivíduo deixou a porta da residência aberta. Pelas janelas, os militares observaram diversos sacos contendo material branco semelhante a substância entorpecente. Diante do flagrante, a equipe entrou no imóvel e confirmou a existência de uma estrutura montada para o refino, preparo e distribuição de drogas.

No local, foram apreendidos aproximadamente 51,06 quilos de substância análoga à cocaína, além de uma prensa hidráulica, três prensas manuais, uma balança industrial, duas balanças de precisão e diversos utensílios utilizados no processamento do entorpecente, como peneira, colher de metal, copo de liquidificador, óleo, papel filme, fitas adesivas, abraçadeiras e bacias plásticas. Também foram encontrados um aparelho celular, ferramentas e outros materiais que reforçam a caracterização de uma refinaria clandestina.

Com o apoio do PELOPES e do Canil do 3º BPM, foram realizadas buscas no imóvel e em áreas próximas para tentar localizar o suspeito, mas ninguém foi preso.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Central de Flagrantes de Arapiraca.