Polícia
Samu resgata paciente acamado em estado grave de desnutrição após ação em área de difícil acesso
Equipe de motolância garantiu o primeiro atendimento e estabilização até chegada da Unidade de Suporte Básico
Um paciente que estava acamado há cerca de três meses foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nessa quinta-feira (4), no Sítio Andrada, região de Garça Torta, após ser encontrado com quadro avançado de desidratação e desnutrição grave.
O pedido de socorro foi registrado às 11h40 pela Central de Regulação das Urgências (CRU), que enviou uma motolância e uma Unidade de Suporte Básico (USB) para o atendimento. Em razão da severidade do caso e da dificuldade de acesso ao local, socorristas motociclísticos reforçaram a ocorrência, permitindo que a assistência inicial fosse prestada de forma ágil.
Dentro da residência, a equipe iniciou imediatamente o processo de reidratação e estabilização clínica, já que o paciente não conseguia se mover ou se alimentar sem auxílio. Posteriormente, ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, permanecendo em condição estável após o atendimento emergencial.
De acordo com a coordenadora-geral do Samu Alagoas, Beatriz Santana, “A rapidez da motolância foi decisiva. Em locais de difícil acesso, cada minuto conta para salvar vidas. A moto permite iniciar os cuidados no local e garantir transporte seguro até a ambulância”.
Ela também reforçou que muitos casos graves podem ser evitados com acompanhamento familiar e com o suporte contínuo da rede de saúde.
*Com informações da Assessoria


