Polícia

Ações do Ronda no Bairro marcam fim de semana de cuidado

Série de atendimentos contribuiu com a proteção cidadã

Por Agência Alagoas 24/11/2025 16h04
Ações do Ronda no Bairro marcam fim de semana de cuidado
Ronda no Bairro auxiliou idoso que se perdeu da família em Maceió - Foto: Ascom Seprev

Marco Aurélio Mello / Ascom Seprev

As equipes operacionais e sociais do Programa Ronda no Bairro registraram, no fim de semana, uma série de atendimentos nas áreas assistidas, contribuindo com a prevenção, o cuidado e a proteção cidadã.

 

Na Pajuçara, nesse domingo (23), a equipe social auxiliou um idoso de 74 anos, natural de Maceió e morador de Brasília, que se perdeu da sobrinha enquanto caminhava próximo à Feirinha de Artesanato. Sem lembrar o número de contato da família, ele recebeu apoio para buscas na orla e, posteriormente, foi conduzido com segurança até o endereço dos parentes, garantindo o reencontro. A família também recebeu orientações de psicólogos e assistentes sociais.

 

Ainda na orla, no Marco dos Corais, também no domingo, a equipe atendeu uma jovem de 26 anos que desmaiou durante uma caminhada. Após receber os primeiros cuidados, ela foi conduzida ao Batalhão de Salvamento Aquático, onde teve a pressão aferida e apresentou normalidade. O episódio foi atribuído a possível hipoglicemia.

 

Acidente 

No final da manhã de domingo, durante patrulhamento nas imediações do Parque Shopping, em Cruz das Almas, uma guarnição operacional atendeu um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta.  Os agentes acionaram o Samu, que chegou rapidamente ao local. Mesmo com os esforços da equipe médica, o motociclista não resistiu e morreu no local.

A passageira da moto recebeu atendimento e foi conduzida ao Hospital Geral do Estado (HGE). O motorista do carro, de 65 anos, foi localizado em um apartamento próximo e levado à Central de Flagrantes.

 

Ocorrências no Benedito Bentes

 

No Benedito Bentes, na tarde de domingo, durante patrulhamento na Avenida Pratagy, agentes de proximidade encontraram uma mulher desmaiada na via pública. Ela recebeu assistência imediata e, ao recobrar a consciência, informou ser hipertensa e diabética. A equipe a conduziu à UPA do bairro, fazendo contato com um familiar para acompanhá-la na unidade de saúde, onde permaneceu sob cuidados do médico plantonista.

 

Em outra ocorrência, desta vez no sábado (22), os agentes prestaram apoio em um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma moto, na Avenida Cachoeira do Meirim.

 

Além de organizar o fluxo de veículos na via, a guarnição acionou o socorro do Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv). O motociclista, com algumas escoriações, foi levado para a UPA do bairro.

 

Atendimento em Rio Largo

 

No novo território de atuação do Ronda no Bairro, a equipe social foi acionada para averiguar a situação de um casal que estava no chamado “Ponto das Vans”, na manhã de domingo. Tratava-se de um homem de 42 anos e uma mulher de 32, que vivam em situação de rua.

 

Os psicólogos e assistentes sociais fizeram escuta qualificada e descobriram que o casal já possuía cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do município. Eles recusaram qualquer encaminhamento para um abrigo, preferindo permanecer nas ruas.

  

Ação preventiva nas praias

 

Além dos atendimentos registrados, as equipes do Ronda no Bairro seguem intensificando a distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças na orla de Maceió e na Praia do Francês. A iniciativa, de caráter preventivo, visa reduzir casos de crianças perdidas durante a alta temporada de verão, garantindo maior segurança às famílias que frequentam os locais.

 

As pulseiras permitem rápida localização dos responsáveis em situações de desencontro, contribuindo para a proteção dos menores e a tranquilidade dos banhistas, já que podem ser preenchidas com o nome da criança e o nome e telefone de contato de um responsável.