Polícia

PM-AL apreende 23 armas de fogo e mais de 10 quilos de drogas em uma semana de operações

Ações realizadas entre 12 e 18 de outubro também resultaram na confecção de 227 Termos Circunstanciados de Ocorrência em todo o estado

Por Ascom PM-AL 18/10/2025 15h03
PM-AL apreende 23 armas de fogo e mais de 10 quilos de drogas em uma semana de operações
Parte de ilícitos apreendidos ao longo da semana, pela Polícia Militar - Foto: Ascom PM-AL

Entre domingo (12) e sábado (18), equipes da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) desenvolveram uma série de ações ostensivas que resultaram em um saldo de 23 armas de fogo apreendidas e mais de 10 quilos de entorpecentes retirados de circulação.

Os dados foram contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada (2ª Seção do Estado-Maior Geral) da PM a partir da Central de Atendimento e Despacho (CAD), da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Das 23 armas de fogo, foram oito espingardas, sete pistolas, seis revólveres e duas garruchas. Armas e munições foram apreendidas em intervenções policiais realizadas em municípios como Maceió, Rio Largo, Arapiraca, Pilar, entre outras cidades.

Quanto aos entorpecentes apreendidos por equipes da PM, a soma chega a exatos 10,504 quilos, distribuídos entre maconha, cocaína e crack.

A confecção de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) para diferentes tipos de episódios chegou à marca de 227, sendo a maior parte registrada em Arapiraca (52), Inhapi (14) e Maceió (13), Delmiro Gouveia (12), entre outros municípios.

Combate ao crime no Agreste


Parte desse saldo deve-se ao empenho das equipes do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Uma das armas de fogo foi apreendida na madrugada deste sábado (18), em Arapiraca, pelas guarnições do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes).

O fato ocorreu na Rua Júlio Rafael, no bairro Canafístula. Um indivíduo do sexo masculino, de 23 anos, foi preso. As equipes estavam em patrulhamento nas proximidades do Conjunto Valentim, quando visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação de uma das viaturas, os suspeitos tentaram se desviar, demonstrando nervosismo e comportamento evasivo.

Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem. Foi identificado que os indivíduos utilizaram um ciclomotor de cor azul, modelo Jonny, sem placa de identificação. Na busca pessoal, com o condutor, foi encontrado um revólver calibre 38, com 10 munições. Durante as buscas na mochila foram encontradas ainda duas balaclavas (touca tipo ninja), um garrafão contendo gasolina e um par de luvas pretas. Autor e material foram encaminhados à Central de Polícia Civil.

Combate ao tráfico no Sertão

Por volta das 22h de sexta-feira (17), na cidade de Mata Grande, um homem de 53 anos foi preso por tráfico de drogas pela Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes). O quantitativo apreendido nesta ação soma-se aos entorpecentes retirados das ruas durante a semana. Com o indivíduo preso, foram recolhidos: 330 gramas de maconha, 58,5 gramas de crack e 80,6 gramas de cocaína, além de duas balanças de precisão, várias embalagens plásticas e um aparelho celular.

As guarnições da Copes estavam em patrulhamento na cidade, quando foram abordadas por um cidadão denunciando um homem portando uma sacola plástica, possivelmente comercializando substâncias entorpecentes nas proximidades. No local indicado, os PM avistaram um indivíduo com as mesmas características informadas pelo denunciante.

O suspeito não reagiu à abordagem e foi submetido à busca pessoal. Com ele, os policiais encontraram o material ilícito dentro de uma sacola plástica. O homem foi preso e conduzido inicialmente ao hospital de Delmiro Gouveia, sendo posteriormente levado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município.