Polícia

Operação Mosaico cumpre mandados contra grupos ligados ao tráfico e homicídios em Alagoas

Ação conjunta do MP e forças policiais mira duas organizações criminosas com atuação em Maceió e no interior do estado

Por Esther Barros 16/10/2025 07h07
Operação Mosaico cumpre mandados contra grupos ligados ao tráfico e homicídios em Alagoas
Polícia Civil - Foto: Assessoria

Nas primeiras horas desta quinta-feira (16), uma ação conjunta do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e das forças de segurança do estado resultou no cumprimento de 34 mandados judiciais em Maceió, Atalaia, Satuba e Pilar, como parte da Operação Mosaico. 

O alvo são duas organizações criminosas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios.

De acordo com informações do MPAL, foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital quatro mandados de prisão, 21 de busca e apreensão e nove medidas cautelares. 

A investigação, que durou cerca de oito meses, foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e pelo 12º Batalhão da Polícia Militar.

Os levantamentos indicam que as duas organizações mantinham pontos de distribuição de drogas em bairros de Maceió e na cidade de Atalaia, utilizando armas e estrutura logística para controlar áreas de venda e intimidar moradores.

Durante as diligências anteriores à operação, ocorridas no final de setembro, foram apreendidos duas armas de fogo, munições, drogas e balança de precisão, em um mandado cumprido em Atalaia contra um dos suspeitos.

A Operação Mosaico mobilizou cerca de 140 agentes públicos entre policiais civis, militares e integrantes do Gaeco. Até o momento, quatro pessoas foram presas, sendo duas em flagrante, e drogas foram apreendidas, ainda em fase de contabilização.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis integrantes dos grupos e apurar a extensão das atividades criminosas no estado.