Polícia

Lixeira é roubada de praça no Benedito Bentes uma semana depois de inauguração

Equipamento custava cerca de R$ 850 e já será substituído; Alurb pretende registrar boletim de ocorrência para identificar suspeito

Por Redação* 02/10/2025 11h11
Lixeira é roubada de praça no Benedito Bentes uma semana depois de inauguração
Lixeira é roubada de praça no Benedito Bentes uma semana depois de inauguração - Foto: Assessoria

Apenas sete dias após a inauguração da Praça do Carminha, no Benedito Bentes, no fim de setembro, a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana registrou o furto de uma lixeira instalada para auxiliar no descarte adequado dos resíduos. O suspeito não foi localizado. O crime foi percebido pelo fiscal responsável pelas equipes que atuam na coleta da região.

Casos como esse não são novidade em Maceió. Além de furtos, a autarquia já identificou diversos episódios de vandalismo contra esses equipamentos em praças e locais com grande fluxo de pessoas. O prejuízo pesa nos cofres da Prefeitura, já que cada unidade custa em torno de R$ 850.

"Instalamos esses equipamentos pensando no bem-estar da população, facilitando que mantenham o local limpo e organizado para suas crianças e entes queridos. Infelizmente, ainda enfrentamos esse tipo de prática, que atrapalha os serviços de limpeza urbana e gera um gasto que poderia ser investido em outros equipamentos", afirmou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

A substituição da lixeira já foi agendada com a empresa responsável pela manutenção da parte alta da cidade. O órgão também pretende recorrer a imagens e registrar boletim de ocorrência para tentar identificar o infrator. Furtar bens públicos é crime e pode resultar em responsabilização penal.

*Com informações da Assessoria