Polícia
HGE registra mais de 300 atendimentos durante feriadão em Maceió
Segundo o órgão, a maioria dos casos foram de acidentes e agressões

Durante o feriado prolongado da Emancipação Política de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE) contabilizou 340 atendimentos, reforçando seu papel como referência em traumas físicos e urgências clínicas.
Segundo dados divulgados pela assessoria do hospital, foram registrados 176 casos clínicos, 131 acidentes, 22 agressões, seis tentativas de suicídio, quatro queimaduras e um afogamento. Todos os pacientes foram atendidos por equipes multidisciplinares que estiveram de plantão durante os quatro dias de feriado.
Dos 131 acidentes, 59 ocorreram no trânsito — sendo 34 envolvendo motocicletas, 18 colisões, quatro de bicicleta e três atropelamentos. Outros nove acidentes foram relacionados ao trabalho, e 63 tiveram causas casuais. Entre as agressões, 14 foram por luta corporal, quatro por arma de fogo e quatro por arma branca.
O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGE internou 108 pacientes e transferiu outros 18 para unidades da rede estadual. Ao mesmo tempo, 156 pessoas receberam alta médica e 44 cirurgias foram realizadas nos centros cirúrgicos do hospital.
“O nosso HGE permaneceu funcionando 24 horas e acolhendo os cidadãos que precisaram de seus serviços. As complicações causadas por doenças crônicas, em especial a diabetes e a hipertensão, continuam sendo maioria entre os casos clínicos”, explicou o diretor médico Miqueias Damaceno. Ele também destacou a prevalência de doenças cardíacas, AVCs e insuficiência renal entre os atendimentos.
O HGE é porta aberta para traumas físicos e oferece serviços de média e alta complexidade, atuando no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes em situações de urgência e emergência. A assistência é garantida por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem.
