Polícia

Irmão de chefe do CV morre em confronto com o BOPE no Litoral Sul de Alagoas

Aldreis dos Santos, conhecido como “Moreninho”, era suspeito de extorsão

Por Redação 03/09/2025 14h02 - Atualizado em 03/09/2025 15h03
Irmão de chefe do CV morre em confronto com o BOPE no Litoral Sul de Alagoas
Irmão de chefe do CV morre em confronto com o BOPE no Litoral Sul - Foto: Reprodução

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) realizou uma ação no último domingo (31), na praia do Francês, em Marechal Deodoro, que terminou com a morte de Aldreis dos Santos Oliveira, o “Moreninho”. Ele era irmão de “Nem Catenga”, apontado como liderança do Comando Vermelho (CV) em Alagoas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a operação foi desencadeada após denúncia sobre um veículo em alta velocidade, possivelmente ligado a atividades criminosas. 

Durante o acompanhamento, o condutor abandonou o carro, sacou uma pistola e atirou contra os policiais. Houve revide e Aldreis foi baleado. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola calibre .380, munições, maconha, cocaína e recibos que indicam cobrança ilegal de taxas a comerciantes no Mercado da Produção, em Maceió.

Aldreis possuía extensa ficha criminal, incluindo porte ilegal de arma, corrupção ativa, associação para o tráfico e homicídio. Ele também era investigado por envolvimento na morte da policial militar Iara Laura Silveira, em 2008.

O comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CME), tenente-coronel Jatobá, destacou que a ação foi legítima e reafirma o compromisso da Polícia Militar em combater o crime organizado no estado.

Dias antes, em 28 de agosto, outra operação policial resultou na morte de Jailson dos Santos, o “Zé do Morro”, apontado como principal liderança do CV em Passo de Camaragibe. Ele também teria envolvimento em diversos homicídios e morreu após reagir à abordagem.