Polícia

Celular Seguro recupera 1.483 aparelhos e convoca vítimas para retirada

Mais da metade dos celulares ainda não foram restituídos por falta de comparecimento

Por Redação com Assessoria 28/08/2025 17h05
Celular Seguro recupera 1.483 aparelhos e convoca vítimas para retirada
Celular Seguro - Foto: Reprodução

Desde o lançamento do Programa Celular Seguro, em janeiro deste ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas conseguiu recuperar 1.483 aparelhos celulares roubados ou furtados. Apesar do avanço, 51,5% desses dispositivos ainda não foram devolvidos aos verdadeiros donos por falta de comparecimento.

Segundo a gerente do programa, Hana Coelho, após os aparelhos serem devolvidos por quem os estava utilizando, muitas vezes sem saber da restrição, a equipe inicia uma operação para localizar as vítimas por meio dos dados registrados no Boletim de Ocorrência. O contato é feito via WhatsApp e ligações telefônicas, com apoio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Mesmo assim, muitos proprietários não têm ido até a sede da SSP para receber seus bens de volta.

Atualmente, 764 celulares estão prontos para serem entregues. Para facilitar o processo, a SSP divulgou uma nova lista com os nomes das pessoas convocadas a comparecer à sala do Celular Seguro, localizada no centro de Maceió.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou o trabalho da equipe e reforçou o apelo à população. Ele destacou que o programa tem sido essencial no combate ao roubo e furto de celulares, e que o esforço diário das equipes precisa ser complementado pela presença dos donos. Ele pediu que as pessoas convocadas compareçam para receber os telefones e assim fechar o ciclo do trabalho.

O Programa Celular Seguro foi criado para recuperar aparelhos subtraídos ou perdidos e coibir o comércio ilegal de celulares oriundos de ações criminosas. A localização dos dispositivos é feita por meio do rastreamento do número IMEI, com apoio das operadoras de telefonia móvel. As mensagens enviadas indicam data e horário para que o portador compareça à SSP.

A SSP alerta que qualquer mensagem enviada por canais não oficiais deve ser ignorada. Em caso de suspeita de golpe, a orientação é registrar denúncia na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Virtual, no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.