Polícia
PM flagra rinha de galos em zona rural de Joaquim Gomes e apreende 23 aves
Ação policial ocorreu após investigação e resultou na condução dos responsáveis à delegacia

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), desarticulou uma rinha de galos em funcionamento na manhã do último domingo (13), no bairro Brasília, zona rural do município de Joaquim Gomes.
Durante a operação, 23 aves foram apreendidas e os responsáveis encaminhados à Delegacia Regional de Novo Lino.
A ação foi resultado de levantamentos do Serviço de Inteligência do 14º BPM, que monitorava a área após receber denúncias sobre a prática ilegal.
As informações também apontavam a possível presença de um homem armado, suspeito de integrar um grupo criminoso com atuação em Rio Largo.
Ao chegar ao local indicado, os policiais confirmaram a existência da rinha. Todos os presentes foram submetidos à busca pessoal, assim como o perímetro foi vasculhado, mas nenhuma arma de fogo foi localizada.
Os proprietários do espaço, dos animais e os galos envolvidos foram levados à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Também foram assinados termos de compromisso de depositário, responsabilizando os donos pela guarda das aves até decisão judicial.
A prática de rinha de galos configura crime ambiental, conforme o Artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que criminaliza maus-tratos contra animais, prevendo pena de detenção de três meses a um ano e multa.
A atividade também é proibida pelo Decreto nº 50.620/1961, que veda lutas entre animais em todo o território nacional.
