Polícia

Em AL, tentativa de golpe com cobranças em hospitais públicos desencadeia ação da Sesau

A prática, que envolveria a solicitação de quantias via PIX aos familiares dos pacientes, foi imediatamente repudiada pela Secretaria

Por Redação* 23/01/2024 17h05 - Atualizado em 23/01/2024 17h05
Em AL, tentativa de golpe com cobranças em hospitais públicos desencadeia ação da Sesau
Sesau AL - Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira, 23, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta à população sobre a denúncia de um indivíduo se passando por médico e supostamente cobrando por atendimentos realizados em hospitais públicos do estado. A prática, que envolveria a solicitação de quantias via PIX aos familiares dos pacientes, foi imediatamente repudiada pela Sesau. 

A assessoria de Comunicação da secretaria esclareceu que, em nenhuma circunstância, os profissionais de saúde vinculados às unidades sob a gestão da Sesau realizam contatos para efetuar cobranças ou demandar pagamentos. Essas instituições são financiadas integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando assim o acesso universal e gratuito aos serviços de saúde para todos os cidadãos. 

É fundamental ressaltar que hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Estado, Clínicas da Família e outras unidades vinculadas à Secretaria Estadual não efetuam cobranças por atendimentos prestados à população. Os cidadãos de Alagoas têm o direito de acessar todos os serviços da rede pública de saúde de forma gratuita, conforme preconiza o artigo 196 da Constituição da República. 

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que a saúde é um direito universal e que serão tomadas medidas rigorosas para localizar e responsabilizar os envolvidos nessa prática ilegal. "O SUS é uma conquista dos brasileiros e qualquer tentativa de cobrança pelos serviços é considerada um crime grave. Estamos colaborando plenamente com as autoridades para identificar e punir os responsáveis, de acordo com a legislação vigente", afirmou o secretário. 

A Sesau está cooperando ativamente com as autoridades policiais nas investigações relacionadas às denúncias sobre essa prática criminosa. Adicionalmente, todas as medidas administrativas cabíveis estão sendo adotadas para apurar e coibir tais condutas, reforçando o compromisso da secretaria em zelar pela integridade e legalidade dos serviços de saúde oferecidos à população alagoana.

Com assessoria.