Polícia

Laboratório da Polícia Científica de Alagoas é contemplado com certificado do Immetro

No total,16 Laboratórios Forenses credenciados do Brasil que fazem esse tipo de exame de alcoolemia participaram do ensaio de proficiência

Por Redação 25/05/2022 13h01 - Atualizado em 25/05/2022 13h01
Laboratório da Polícia Científica de Alagoas é contemplado com certificado do Immetro
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (IMMETRO), a unidade alagoana obteve um dos melhores resultados - Foto: Reprodução | Assessoria

Participando ela primeira vez de um ensaio nacional de proficiência de alcoolemia, o setor de química e toxicologia do Laboratório Forense do Instituto de Criminalística de Alagoas foi contemplado com certificado dado pelo Immetro.

De acordo com o material divulgado pela assessoria de comunicação, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (IMMETRO), apresentou dados onde a unidade alagoana obteve um dos melhores resultados, cujos valores das análises estão entre os cinco melhores do país dentre os laboratórios participantes.

No total,16 Laboratórios Forenses credenciados do Brasil que fazem esse tipo de exame de alcoolemia participaram do ensaio de proficiência. O perito Thalmany Fernandes Goulart, chefe de Química e Toxicologia da POLCAL, explicou que o ensaio visa demonstrar a competência dos Laboratórios Forenses na análise de alcoolemia. Esse tipo de exame realiza a quantificação de etanol no sangue em casos de vítimas fatais e sobreviventes de acidentes de trânsito.

Cada um desses laboratórios recebeu do IMMETRO amostras cuja concentração de etanol era desconhecida pelos peritos criminais que iriam analisar o material. Todos eles tiveram um prazo para realizar os exames de quantificação de etanol e enviar os resultados para o Instituto.

“O resultado de Alagoas foi um marco para a Polícia Científica do estado. Obtivemos resultados satisfatórios em todos os parâmetros avaliados no ensaio de proficiência por meio das análises realizadas nas amostras enviadas ao laboratório. O relatório final do ensaio do INMETRO demonstrou que nossos resultados estão dentre os melhores do Brasil.”

Afirmou o perito criminal.Os resultados dos ensaios de proficiência foram transformados em um relatório final e os laboratórios aprovados receberam a certificação do IMMETRO. “Essa primeira etapa é um marco inicial, e consequência de um trabalho que visa a qualidade de seus resultados. Não poderia ser diferente, pois o usuário final são vidas humanas”, disse o perito.

*Com informações da Assessoria.