Polícia

Manchas de óleo: investigação da PF aponta embarcação grega como culpada

Manchas que apareceram entre 2019 e 2020 atingiram 11 estados brasileiros

Por Redação com Polícia Federal 02/12/2021 17h05 - Atualizado em 02/12/2021 17h05
Manchas de óleo: investigação da PF aponta embarcação grega como culpada
Fazem 2 anos que as manchas atingiram o litoral brasileiro. - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) concluiu que as manchas de óleo que apareceram no litoral brasileiro, entre 2019 e 2020, originaram-se de navio petroleiro grego. Essas manchas atingiram 11 estados e o custo total da limpeza nas praias e oceano foram estimados em mais de R$ 188 milhões.

A investigação foi realizada em parceria com vários órgãos e instituições nacionais e internacionais. O trabalho foi dividido em três frentes: investigação das características da substância; local exato onde ocorreu o vazamento/lançamento do óleo; e documentos e informações que pudessem esclarecer os fatos, por meio de cooperação nacional e internacional, inclusive com apoio da Interpol.

A PF, a partir das provas e demais elementos de convicção produzidos, concluiu existir indícios suficientes de que um navio petroleiro de bandeira grega teria sido o responsável pelo lançamento da substância oleaginosa que atingiu o litoral brasileiro. Foram indiciadas pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação a respectiva empresa e seus responsáveis legais, bem como o comandante e o chefe de máquinas do navio.

O inquérito policial relatado segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal naquela unidade federativa, para análise e adoção das medidas cabíveis.