Polícia

IML desmente rumores que criança morreu após cair e aponta uma patologia cardíaca

Segundo as informações do resultado da necropsia, o menino foi vítima de morte clínica em decorrência de uma patologia cardíaca

Por Redação 01/12/2021 17h05
IML desmente rumores que criança morreu após cair e aponta uma patologia cardíaca
IML - Foto: Márcio Ferreira

Na tarde desta quarta-feira (01) foi divulgado pela assessoria do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima (IML de Maceió), informações sobre a causa da morte do garoto de 10 anos conhecido como Bruno Oliveira Alves da Silva, que participavam de uma confraternização de encerramento do ano letivo, quando veio a óbito na manhã do último dia 30.

Segundo as informações do resultado da necropsia, o menino foi vítima de morte clínica em decorrência de uma patologia cardíaca. 

De acordo com o  perito médico legista, Fernando Marcelo de Paula, o exame cadavérico confirmou que o menino de 10 anos morreu devido a uma pericardite constritiva

“A queda foi em consequência da crise provocada pela pericardite constritiva, mas a causa da morte foi patológica devido a doença preexistente,” explicou o Fernando.

O médico ainda explicou que a causa dessa patologia é desconhecida. Mesmo com a causa da morte definida, a equipe colheu material biológico para a realização de exames toxicológicos.

Entenda

Bruno Oliveira Alves da Silva, de 10 anos de idade, veio a óbito nesta terça-feira (30), durante uma confraternização no município de São José da Laje, no interior de Alagoas. O garoto que estava brincando próximo a piscina caiu e bateu a cabeça no chão.

Segundo algumas informações, alunos e professores da Escola Municipal Professora Hosana Vasconcelos participavam de uma confraternização de encerramento do ano letivo, no bairro da Tijuca, quando o menino estaria brincando próximo uma piscina, caiu e bateu a cabeça fortemente no chão e ficou desacordado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e com o apoio do helicóptero Falcão 05, os socorristas iniciaram o procedimento de reanimação da criança, que infelizmente não reagiu.

Nota do Samu

"O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado na manhã desta terça-feira (30) para atender uma transferência hospitalar da Unidade Mista em São José da Laje para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.A vítima, uma criança do sexo masculino identificada pelas iniciais B. P. L., de 10 anos, foi atendida pela equipe do Serviço Aeromédico do Samu Alagoas mas teve o óbito constatado ainda no local após mais de 1h em manobra de ressuscitação".

Após constatação do óbito o Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado e recolheu o corpo da criança para realização do exame cadavérico. Polícia Civil também esteve no local e investiga as circunstâncias nas quais a morte aconteceu.

A assessoria da prefeitura de São José da Laje informou por meio de nota que o município decretou luto oficial de três dias, mas contesta a versão de acidente. Segundo posicionamento oficial do município a criança teria passado mal e desmaiado a poucos metros da piscina e teria sido levada para um hospital, mas chegado já sem vida à unidade de saúde.

Nota da Prefeitura de São José da Laje

"A Prefeitura de São José da Laje se solidariza com familiares e amigos do estudante da Rede Municipal da Educação, Bruno Oliveira Alves da Silva.

Bruno tinha 10 anos, era aluno da Escola Municipal Professora Hosana Vasconcelos e faleceu na manhã desta terça-feira, 30/11, quando se confraternizava com sua turma de 5º ano.

De acordo com relatos da equipe escolar, o aluno estava sentado a poucos metros da piscina, quando passou mal e desmaiou. Ele foi levado ao Hospital da cidade, mas já chegou sem sinais vitais. A equipe médica tentou reanimá-lo com desfibrilador. Uma equipe da área foi acionada para o socorro, mas infelizmente, Bruno não reagiu.

A Prefeitura acionou a Polícia Civil para investigar as causas de sua morte e aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML). A Prefeitura também está prestando total apoio à família, além de decretar luto oficial por 3 dias.

Prefeitura de São José da Laje, 30 de Novembro de 2021" .