Polícia
Penedo: operação flagra desmatamento para fabricação de carvão em Área de Proteção Ambiental
A operação foi realizada após denúncia. Ninguém foi preso.

Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPM) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) constatou na quinta-feira (21) que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, Alagoas, estava sendo desmatada para fabricação de carvão. Ninguém foi preso.
A operação foi realizada após denúncia de que estaria havendo supressão de vegetação nativa no local. Com apoio do policiamento aéreo, os policiais conseguiram identificar vários pontos de desmatamento.
Durante a ação, foram achadas 31 caieiras, que são covas onde a madeira é queimada para virar carvão. Dessas 31, onze ainda estavam ativas e foram destruídas.
Segundo a polícia, os infratores estavam usando madeiras da vegetação nativa, como cajueiro e massaranduba, para a fabricação irregular de carvão. Um acampamento de apoio foi montando no local do desmatamento, mas estava vazio no momento da operação.
A APA da Marituba do Peixe foi criada em 4 de março de 1988 por meio de decreto estadual e fica na Várzea da Marituba, conhecida como pantanal alagoano.
