Economia

Governo federal prevê privatização de oito empresas em 2021

Entre as que serão privatizadas, estão a Eletrobrás e os Correios

Por Redação com Estadão Conteúdo 02/12/2020 18h06
Governo federal prevê privatização de oito empresas em 2021
Foto: Reprodução

De acordo com previsão do governo federal, oito empresas passarão por um processo de capitalização e desestatização através de leilões em 2021, como os Correios e a Eletrobras. Porém, tudo depende e aprovação do Congresso para acontecer. No caso dos Correios, o projeto de lei que irá permitir a desestatização da empresa ainda nem foi enviado pelo governo ao Legislativo.

Segundo Martha Seillier, secretária do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o texto deve ser encaminhado nos próximos dias, tendo em vista que "o PL dos Correios é importante para atrair parceiro privado", disse Sellier em coletiva nesta quarta-feira (02).

O governo espera que a privatização das duas estatais aconteça no 4º trimestre de 2021. Já em relação à Eletrobras, "A empresa não participa de leilões há anos. Não abriremos mão do objetivo para a Eletrobras", afirmou Seillier.

Além das duas empresas, o governo também prevê para 2021 realizar leilões de desestatização da Emgea, Ceasaminas, Porto de Vitória (Codesa), Nuclep, Trensurb e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Além disso, para o próximo ano, o Executivo planeja avançar com a liquidação da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF). Para 2022, a expectativa é de que possam ser feitos os certames de desestatização da Serpro, Dataprev e Telebrás.