Nacional

Bolsonaro afirma que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente

A declaração faz parte de uma estratégia política que o governante tem adotado para rebater críticas

Por UOL 18/09/2020 14h02
Bolsonaro afirma que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente
Bolsonaro na inauguração da usina solar, em Coremas - PB / Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na última quinta-feira (17) que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. A declaração faz parte de uma estratégia política que o governante tem adotado para rebater as críticas que são feitas dentro e fora do país pelas queimadas que devastam as regiões Centro-Oeste e Norte.

Bolsonaro não apresentou dados, números ou informações que reforçassem a tese de que o Brasil "está de parabéns pela forma como preserva o seu meio ambiente". A fala ocorreu durante agenda na Paraíba, na manhã da quinta-feira. Ele participou da inauguração de uma usina de energia solar na cidade de Coremas, no interior do estado.

"O país, para se movimentar, ele precisa de energia, e o Brasil... Grande parte de sua matriz energética é de fontes renováveis. O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente, e é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao meio ambiente.” - Declarou o Presidente.

Neste ano, só na região do Pantanal, as queimadas já consumiram quase 3 milhões de hectares — cerca de 15% do bioma. A situação tem sido objeto de reclamações da comunidade internacional. Nesta quarta-feira (16), oito países europeus divulgaram uma carta endereçada ao vice-presidente, Hamilton Mourão, por meio da qual pedem providências urgentes.

Em conversa com apoiadores, Bolsonaro já havia dito que existem "críticas desproporcionais" sobre as queimadas no Pantanal e na Amazônia. "A Califórnia está ardendo em fogo, e a África tem mais foco que o Brasil", comparou ele.