Nacional
Falso veterinário é preso durante cirurgia em gato no Rio
Suspeito usava registro profissional de outro veterinário e foi detido durante procedimento
Um homem suspeito de atuar ilegalmente como veterinário foi preso em flagrante nesta segunda-feira (10), enquanto realizava uma cirurgia em um gato dentro de uma clínica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Daniel do Nascimento Soares Bittencourt não tinha habilitação para exercer a profissão e utilizava o registro profissional de outro veterinário.
A prisão ocorreu durante uma ação de agentes da 59ª Delegacia de Polícia (Duque de Caxias), que já investigavam a atuação irregular de Daniel. Segundo a Polícia Civil, ele continuava realizando consultas e procedimentos em animais mesmo sem possuir habilitação profissional.
Durante a abordagem, o suspeito foi encontrado dentro do centro cirúrgico enquanto realizava o procedimento no gato. A investigação aponta que ele utilizava o registro profissional de outro médico-veterinário para realizar atendimentos e emitir documentos.
A clínica onde o homem trabalhava também foi interditada após a fiscalização identificar uma série de irregularidades no estabelecimento. Os policiais encontraram medicamentos de uso veterinário vencidos e expostos para venda, além de constatarem a ausência de equipamento adequado para a esterilização de instrumentos cirúrgicos.
O local também não apresentou alvará de funcionamento e licença sanitária.
Gata precisou amputar a perna após cirurgia
Além da prisão, a investigação reúne o relato de uma tutora que levou uma gata para atendimento com Daniel no dia 11 de julho. Segundo a mulher, o suspeito realizou uma cirurgia no animal e afirmou ter colocado dois pinos na perna da gata.
Nos dias seguintes, porém, a tutora percebeu sinais de necrose na pata e procurou outra clínica veterinária. Exames de raio-X realizados no novo atendimento indicaram que os dois pinos mencionados pelo falso veterinário não haviam sido implantados.
Ainda de acordo com a tutora, o procedimento teria sido realizado de maneira inadequada e provocado necrose em toda a perna do animal. O quadro se agravou e a gata precisou ter o membro amputado.
A mulher também conferiu o número de registro profissional informado no comprovante e no receituário entregues por Daniel. Segundo o relato apresentado à polícia, ela descobriu que o registro pertencia, na verdade, a outro veterinário.
Suspeito possui registros de outras ocorrências
De acordo com a Polícia Civil, Daniel possui pelo menos 11 registros relacionados a diferentes ocorrências. Entre os casos estão suspeitas de exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica, falsa identidade, estelionato, perseguição, ameaça, injúria, receptação, crimes ambientais e violação sexual mediante fraude.
A corporação investiga agora outros possíveis atendimentos realizados pelo homem e busca identificar eventuais novas vítimas.
Daniel foi autuado em flagrante por exercício ilegal da Medicina Veterinária, estelionato, falsa identidade, maus-tratos a animal e crime contra as relações de consumo.
A defesa do suspeito não havia sido localizada até a publicação das informações. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
