Nacional

Governo autoriza nomeação de mil aprovados no concurso da Polícia Federal

Ato foi publicado no Diário Oficial

Por Agência Brasil 23/04/2026 10h10
Governo autoriza nomeação de mil aprovados no concurso da Polícia Federal

O governo federal autorizou a nomeação de mil servidores para o quadro da Polícia Federal (PF). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo nota do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a autorização contempla candidatos aprovados no concurso público da PF realizado em 2021, permitindo a convocação além do número de vagas originalmente previsto no edital.

“Com isso, o governo amplia o aproveitamento do certame e acelera a recomposição do efetivo da corporação”, destacou a pasta.

As nomeações abrangem os seguintes cargos da carreira:

- Agente: 705 vagas
- Escrivão: 176 vagas
- Delegado: 61 vagas
- Perito criminal federal: 38 vagas
- Papiloscopista: 20 vagas

No comunicado, o ministério ressalta que a possibilidade de convocar candidatos aprovados além das vagas iniciais é prevista em lei, “permitindo maior eficiência na gestão pública”.

“Ao aproveitar um concurso já realizado, a administração reduz prazos, otimiza recursos e responde com mais rapidez às demandas por reforço institucional em áreas essenciais”, reforça a nota.