Nacional
Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista em SP
Prisão foi resultado de uma investigação conjunta
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (29), no interior de São Paulo, um homem suspeito de integrar uma organização terrorista de alcance internacional.
De acordo com a corporação, a prisão foi resultado de uma investigação conjunta com o Departamento Federal de Investigação (FBI), dos Estados Unidos.
Em nota, a PF informou que o suspeito estava confeccionando um colete com explosivos, que seria utilizado em um atentado suicida no Brasil. A polícia, porém, não divulgou detalhes sobre o possível local do ataque.
A operação também cumpriu mandados de busca pessoal e domiciliar. Os agentes devem analisar dados e informações armazenadas em dispositivos eletrônicos do investigado, como celular e computador.
A legislação brasileira, incluindo o Marco Civil da Internet, determina que, mediante solicitação das autoridades, empresas de telecomunicações são obrigadas a fornecer acesso a dados telemáticos. Isso inclui registros de conteúdo e históricos de ligações, com horários, duração e números contatados. No caso de redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, é possível recuperar até mesmo conversas apagadas pelos usuários.
A investigação, autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru, tem caráter preventivo, segundo a PF, pois pode antecipar outras articulações semelhantes que ameacem a segurança pública e a ordem social.


