Nacional

Caso Bacabal: criança recebe alta hospitalar e vai ajudar nas buscas pelos primos

As três crianças desapareceram no dia 4 de janeiro, após saírem para brincar no Quilombo de São Sebastião dos Pretos

Por Agência Brasil 21/01/2026 15h03 - Atualizado em 21/01/2026 15h03
Caso Bacabal: criança recebe alta hospitalar e vai ajudar nas buscas pelos primos
As buscas, que contam com o auxílio de cães farejadores e mergulhadores, seguem sem pistas concretas sobre o paradeiro das crianças - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O menino Anderson Kauan, de 8 anos, passou a colaborar com as buscas pelos primos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que estão desaparecidos há 17 dias em Bacabal, no interior do Maranhão. Após receber alta do hospital municipal, onde permaneceu internado por 14 dias, Kauan acompanhou as equipes policiais e indicou o caminho percorrido com os primos até uma cabana abandonada, localizada próxima às margens do Rio Mearim.

Kauan foi acompanhado por uma equipe especializada e recebeu apoio psicológico, conforme autorização da Justiça.

As buscas, que contam com o auxílio de cães farejadores e mergulhadores, seguem sem pistas concretas sobre o paradeiro das crianças. Atualmente, as operações estão concentradas na região da cabana conhecida como "casa caída", onde cães indicaram a possível presença das crianças.

Militares da Marinha utilizam equipamento de sonar para vasculhar um trecho de 3 km do Rio Mearim em busca de vestígios. O sonar permite mapear áreas submersas, produzindo imagens do fundo do rio mesmo em locais com baixa visibilidade.

“Os trabalhos avançam pela região e, com prioridade, pelo leito do Rio Mearim, com apoio da Marinha e de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Também seguimos com as investigações para dar uma resposta à família, à comunidade de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, e a todos que acompanham o caso”, informou o governador do estado, Carlos Brandão, em uma rede social.

A área de buscas, de aproximadamente 54 km², é composta por mata fechada, terreno irregular, poucas trilhas, açudes, o Rio Mearim e lagos, o que dificulta as operações.

As três crianças desapareceram no dia 4 de janeiro, após saírem para brincar no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal. No dia 7, Anderson Kauan foi encontrado por carroceiros em uma estrada no povoado Santa Rosa, vizinho ao local do desaparecimento, e relatou ter deixado os dois primos na "casa caída" enquanto buscava ajuda.