Nacional
Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira e oferece 7.345 vagas gratuitas em AL
Estado participa da maior edição do sistema, que reúne quase 275 mil vagas em instituições públicas de todo o país
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam nesta segunda-feira, 19, com a oferta de 7.345 vagas gratuitas em universidades e institutos públicos localizados em Alagoas. O processo seletivo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é uma das principais formas de ingresso no ensino superior público.
Em âmbito nacional, o Sisu 2026 disponibiliza 274.876 vagas, distribuídas entre 7.388 cursos de graduação em 136 instituições públicas, presentes em 593 municípios. O total representa um acréscimo de 13.097 vagas em relação à edição anterior, o que corresponde a um aumento de 5%.
Segundo o Ministério da Educação, a ampliação está associada aos investimentos realizados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que destinou R$ 3,8 bilhões à expansão e consolidação das universidades federais. Os recursos possibilitaram a criação e o credenciamento de novos campi em diferentes regiões do país.
Em novembro, o MEC autorizou o funcionamento de dez novos campi universitários federais, sendo oito financiados com recursos do Novo PAC. Parte dessas unidades já integra a lista de instituições participantes do Sisu 2026.
A edição deste ano também registra o maior número de instituições desde a criação do sistema. Doze novas instituições públicas passaram a integrar o processo seletivo, acrescentando 5.694 vagas. Entre elas, está o retorno da Universidade de Brasília (UnB) e a participação ampliada de institutos federais, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Houve ainda expansão na oferta de cursos em áreas ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Foram criados 105 novos cursos, que juntos somam 4.143 vagas, sendo 2.280 destinadas a formações relacionadas à computação e inteligência artificial.
Entre as mudanças no processo seletivo, o Sisu 2026 passa a permitir que o candidato utilize a melhor nota obtida nas edições do Enem de 2023, 2024 ou 2025, desde que não tenha participado do exame como treineiro.
Durante o período de inscrições, os candidatos poderão consultar vagas por instituição, curso, turno, município, grau acadêmico e modalidade de concorrência, além de acompanhar as notas de corte parciais por meio do Portal do Sisu.
Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada reúne vagas ofertadas por universidades e institutos públicos federais e estaduais e segue como um dos principais mecanismos de acesso ao ensino superior público no país.
Com agências.


