Nacional
Novo ministro do Turismo toma posse e defende acesso da população ao setor
Gustavo Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba entre os anos de 2019 e 2021
O novo ministro de Turismo, Gustavo Feliciano, tomou posse nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Estavam presentes o presidente Lula, o governador da Paraíba, João Azevedo; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, entre outras autoridades.
Em seu momento de fala, Feliciano o poder do turismo de promover inclusão social e defendeu empenho pelo crescente acesso de toda a população ao setor.
“O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promovendo eventos, que geram a alegria, emprego e renda. Promovendo o acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Porque felicidade e alegria não podem ser questão de classe social: têm que ser símbolo da justiça social, da igualdade”, apontou, agradecendo a Lula pela confiança no seu trabalho e enaltecendo a causa social do presidente da República.
Feliciano disse que o Brasil continuará apostando no potencial do turismo de proporcionar desenvolvimento. “O Brasil tem tudo para ser uma potência cada vez maior no turismo! No nosso lindo e deslumbrante Nordeste; na nossa Amazônia, única; na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro; na poderosa São Paulo; no Sul, tão aconchegante; no Centro-Oeste, cheio de belezas naturais”, frisou o novo ministro, citando, ainda, os vários atrativos da Paraíba, de onde é natural.
O novo ministro também agradeceu à família e garantiu empenho pela superação de desafios. “Tenham certeza, senhor presidente, senhores ministros e colegas de governo, que irei fazer o meu melhor. Quero ajudar a encontrar harmonia e soluções para que o Brasil possa vencer seus enormes problemas”, declarou Feliciano, que elogiou a atuação do antecessor, Celso Sabino, e destacou a parceria do governador João Azevedo e do deputado Hugo Motta.
A cerimônia teve ainda a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e de representantes do trade turístico nacional, a exemplo do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; do presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, e de Márcio Santiago, presidente do Brasil CV&B (Convention & Visitors Bureau), além de parlamentares.
Quem é Gustavo Feliciano?
Formado em Direito, o novo ministro Gustavo Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba entre os anos de 2019 e 2021, período durante o qual atuou na promoção do setor e por ações integradas de desenvolvimento regional.
Natural da cidade de Campina Grande (PB), Feliciano também já foi presidente do Conselho da Empresa Paraíbana de Turismo (PBTur) e membro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR).
De acordo com o Ministério do Turismo, a posse de Feliciano foi realizada em um momento de recordes no turismo nacional. De janeiro a dezembro de 2025, o Brasil recebeu o recorde de mais de 9 milhões de visitantes internacionais, que realizaram gastos igualmente inéditos no país, de US$ 7,1 bilhões.


