Nacional
Excesso de pessoas em avião de Alok contribuiu para acidente, diz relatório do Cenipa
Investigação concluiu que aeronave estava acima do peso máximo e pilotos ignoraram alertas de segurança
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a investigação sobre o incidente ocorrido em 2018 com o avião que transportava o DJ Alok, em Juiz de Fora (MG). Durante a decolagem, a aeronave saiu da pista e provocou um pequeno incêndio na mata próxima ao aeroporto. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo o relatório, a tripulação havia sido informada de apenas quatro passageiros, mas outros três embarcaram sem aviso prévio, já após o sistema de gerenciamento de voo ter sido configurado. Com isso, o avião ultrapassou o peso máximo de decolagem de 9.072 kg, ficando cerca de 175 kg acima do limite recomendado pelo fabricante.
Outro ponto crítico foi a decisão dos pilotos de ignorar duas vezes a luz de alerta “NO TAKEOFF” no painel. O documento aponta que, na véspera, eles já haviam realizado outro voo com o mesmo alerta aceso, o que pode ter levado à crença de que se tratava de um problema de menor relevância.
O relatório também destaca que um dos pilotos era freelancer e tinha expectativa de ser efetivado pela empresa, o que pode ter influenciado sua decisão de prosseguir com a decolagem. Além disso, houve demora para cancelar a manobra, fator que impactou diretamente no comportamento da aeronave após o aborto da decolagem.
O Cenipa reforça que sua investigação não busca apontar culpados, mas sim produzir recomendações de segurança para evitar novos acidentes aéreos.

