Nacional
STF inicia julgamento de seis réus do núcleo 2 da trama golpista
Primeira Turma analisará, presencialmente, acusações que incluem golpe de Estado e plano para matar autoridades
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (8) o julgamento de seis réus do núcleo 2 da trama golpista, em sessão presencial marcada para as 9h. A análise do caso será conduzida pela Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, que é o relator da ação penal, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Os réus são: Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel da reserva e ex-assessor do ex-presidente; Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF); o general da reserva Mário Fernandes; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça; e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do mesmo ministério.
Eles respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Acusações da PGR
A Procuradoria-Geral da República aponta Filipe Martins como um dos articuladores da minuta golpista que permitiria a Bolsonaro decretar estado de sítio ou acionar uma operação de GLO contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O general Mário Fernandes, segundo a PGR, teria elaborado o plano denominado Punhal Verde Amarelo, que previa o assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O coronel Marcelo Câmara é acusado de monitorar ilegalmente a rotina de Moraes. Já Silvinei Vasques teria usado a PRF para restringir a circulação de eleitores do Nordeste no segundo turno de 2022.
Os dados usados nas operações, de acordo com a denúncia, teriam sido produzidos por Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira, servidores do Ministério da Justiça à época.
Todos os acusados negam envolvimento.
Outros núcleos
O STF já condenou 24 réus ligados aos núcleos 1, 3 e 4 da trama golpista. O núcleo 5, que inclui o influenciador Paulo Figueiredo, segue sem previsão de julgamento, já que ele reside nos Estados Unidos.
*Com informações Agência Brasil


