Nacional
Governo corrige resultado do CNU e retifica listas de espera
Ministério da Gestão esclarece que publicações iniciais representavam classificação geral, não a lista de espera, e promete republicação dos arquivos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na manhã desta sexta-feira (10) o resultado da etapa de manifestação de interesse da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). No entanto, o órgão informou que as listas publicadas inicialmente correspondiam à classificação geral no cargo, e não à lista de espera, e que os arquivos serão retificados e republicados.
Mais de 14 mil candidatos que estavam na lista de espera confirmaram interesse em continuar na disputa por uma vaga no serviço público federal. Ao todo, 16,4 mil candidatos foram convocados para essa etapa, aberta entre os dias 8 e 23 de setembro, e 14,4 mil registraram resposta no prazo.
Cada candidato pôde concorrer a mais de uma vaga simultaneamente, resultando em 39.165 manifestações de interesse, número superior ao total de participantes. Quem confirmou interesse permanece habilitado para futuras convocações; quem não se manifestou ou recusou a vaga foi eliminado daquela disputa específica.
A etapa de manifestação de interesse visa manter no processo apenas os candidatos realmente interessados, agilizando futuras convocações, nomeações e posses, inclusive redistribuindo vagas de aprovados em outros concursos.
O governo federal prevê nova chamada da primeira edição do CNU ainda em 2025, para preencher vagas remanescentes e novas oportunidades. Para cargos que exigem curso de formação, a matrícula ocorrerá ainda este ano, com aulas previstas para o primeiro semestre de 2026.
*Com informações do G1
