Nacional
Pernambuco registra três possíveis casos de intoxicação por metanol
Duas vítimas foram a óbito e o terceiro recebeu alta hospitalar, com perda de visão bilateral como sequela
O estado de Pernambuco registrou três possíveis casos de intoxicação por metanol, segundo informações da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
As vítimas são três homens residentes do Agreste do estado, dois moradores de Lajedo e um de João Alfredo.
Os casos aconteceram no início de setembro e causaram preocupação entre familiares das vítimas após a repercussão nacional dos casos similares com envenenamento por metanol em São Paulo.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Carauru. Dois foram a óbito e o terceiro recebeu alta hospitalar, com perda de visão bilateral como sequela.
A Apevisa iniciou um plano de fiscalização em distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas assim que recebeu a notificação. O objetivo é coletar amostras suspeitas para análise laboratorial, interditar preventivamente lotes e articular ações conjuntas com Procon, Ministério Público e forças de segurança.
Recomendações
O órgão recomenda que os serviços de saúde notifiquem imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e ao Cievs/PE. A orientação é que seja feita a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além da capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado, incluindo uso de antídotos especificos e hemodiálise nos casos graves.

