Nacional

Desembargadora pede mais tempo para analisar julgamento de Moro após empate em votação

O julgamento, que analisa as acusações de Moro por abuso de poder econômico nas eleições de 2022, será retomado na próxima segunda-feira (8)

Por Redação* 04/04/2024 09h09
Desembargadora pede mais tempo para analisar julgamento de Moro após empate  em votação
Sergio Moro - Foto: Assessoria

A desembargadora Cláudia Cristina pediu vista (mais tempo para analisar o caso), no julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O motivo da decisão, tomada na última quarta-feira (3), foi o empate na votação, após o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade ir contra o relator Luciano Carrasco Falavinha Souza e se manifestar a favor da cassação.

O julgamento, que analisa as acusações de Moro por abuso de poder econômico nas eleições de 2022, será retomado na próxima segunda-feira (8). O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) destinou, além da sessão de 8 de abril, a do dia seguinte (9) para dar continuidade do julgamento.

“Vou pedir vista, pois há duas versões diametralmente opostas pelos juízes que aqui me precederam. […] Há um grande volume de ideias, informações a processar, ausência talvez de procedentes mais diretos, então precisamos todos de um intervalo para refletir e concluir”, afirmou Cláudia.

Os processos em julgamento foram movidos pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. As siglas acusam o ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça de ter desequilibrado a disputa ao Senado no Paraná por gastos que consideram excessivos durante a pré-campanha e que deram a Moro uma visibilidade desproporcional.

A condenação levará à cassação do mandato de Moro e à inelegibilidade por oito anos. Neste cenário, a Justiça Eleitoral teria que convocar uma eleição suplementar para escolher um novo senador paranaense.

*Com Agências