Nacional

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes de trabalho

Medida deve ser reavaliada caso haja aumento nos casos de Covid-19

Por Redação* 04/04/2022 13h01 - Atualizado em 04/04/2022 14h02
Uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes de trabalho
Uso de máscaras ainda é indispensável para prevenção contra os vírus gripais - Foto: Reprodução

Na última semana, foram atualizadas as medidas de prevenção e controle contra a Covid-19 em ambientes de trabalho. Uma das atualizações determina que o uso de máscaras nesses ambientes deixa de ser obrigatório.

De acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial da união da última sexta-feira (1º) fica dispensado o uso e fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido em estados ou municípios que deixaram de exigir a utilização da proteção em ambientes fechados.

Caso haja o aumento de casos da Covid-19 localmente, a nova medida deve ser reavaliada e o equipamento terá que ser fornecido para todos os trabalhadores. Isso deve ocorrer quando o nível de alerta em saúde for considerado “alto” ou “muito alto”, a partir de 151 casos a cada 100 mil habitantes. Os profissionais de saúde devem continuar recebendo equipamento de proteção individual, incluindo máscaras PFF2.

Também foi estabelecido as condições de trabalho para a prevenção, controle e diminuição dos riscos de transmissão do coronavírus, incluindo ambientes com distanciamento entre os trabalhadores, comunicação dos principais sintomas da Covid-19 e afastamento dos infectados.

Entre outras medidas, a portaria estabelece ainda que a organização deve afastar das atividades presenciais, por 10 dias, os trabalhadores considerados casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Esse período pode ser reduzido para sete dias a partir de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Quando houver necessidade de testagem dos trabalhadores, a empresa ou organização deve respeitar as recomendações do Governo Federal.

Todas as medidas podem ser encontradas aqui.

*Com informações da AMA/AL