Nacional

Começa hoje (01) julgamento dos quatro réus acusados do incêndio na boate Kiss

Em 2013, o incêndio resultou na morte de 242 pessoas em Santa Maria (RS)

Por Redação com G1 01/12/2021 10h10 - Atualizado em 01/12/2021 11h11
Começa hoje (01) julgamento dos quatro réus acusados do incêndio na boate Kiss
Expectativa do Tribunal é que o julgamento dure cerca de 15 dias - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (01), se inicia em Porto Alegre o julgamento de quatro réus acusados pelas mortes de 242 pessoas e tentativas de homicídio de outras 636 no incêndio da boate Kiss, ocorrido na cidade gaúcha Santa Maria, em janeiro de 2013.

As sessões irão se iniciar todos os dias às 9h, no plenário do 2º andar do Foro Central da Capital. Entretanto, não se tem previsão de quando acabará, pois o tempo do julgamento depende da condução do tribunal do júri ao longo das próximas semanas. O Tribunal espera que tudo dure cerca de 15 dias, pois as atividades seguirão diariamente, inclusive aos fins de semana, até as 23h.

"Nós temos hoje uma das estruturas mais modernas do Brasil para a realização de atos de instrução criminal. A infraestrutura ali é absurda, tem toda uma logística preparada, as salas são amplas, há salas de apoio para todos os atores que compõem esse cenário. Existe uma preparação que é de muito tempo. São mais de 200 pessoas envolvidas nisso, 20 equipes de trabalho. É, de fato, um desafio imenso esse júri", conta o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ-RS, desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira.

Na manhã desta quarta, o juiz Orlando Faccini Neto abrirá os trabalhos decidindo os casos de isenção e dispensa de jurados e pedidos formulados pelas partes. Em seguida, em uma urna com as cédulas de 25 jurados sorteados previamente em uma lista de 150, ele declarará instalados os trabalhos e sorteará sete dentre eles para a formação do Conselho de Sentença.

Cada um, Defesa e Ministério Público, podem recusar até três jurados sorteados sem declarar o motivo da recusa. Caso não cheguem a um número para formação do conselho, o julgamento será adiado.