Nacional

Documentos indicam que Prevent Senior ocultou mortes em estudo sobre cloroquina

CPI investiga tratamentos feitos sem autorização dos pacientes

Por Redação com G1 17/09/2021 14h02 - Atualizado em 17/09/2021 18h06
Documentos indicam que Prevent Senior ocultou mortes em estudo sobre cloroquina
Presidente da República, Jair Bolsonaro. - Foto: Reprodução / Internet

O Prevent Senior que é um plano de saúde mencionado em entrevistas algumas vezes, como exemplo de sucesso pelo presidente Jair Bolsonaro, ocultou mortes de pacientes que participaram sem seus consentimentos de um estudo para testar a eficácia de hidroxicloroquina, com associação da azitromicina, para tratar a Covid-19.

Um dossiê com denúncias de irregularidades, elaborados por médicos e ex médicos da Prevent foi entregue à CPI da Covid. O documento diz que a disseminação de outros medicamentos e Cloroquina fazia parte de um acordo entre o governo Bolsonaro e a Prevent. 

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa(Conep) chegou a aprovar a pesquisa, mas suspendeu em seguida por constatar que antes mesmo de sua aprovação legal já estavam sendo feitos testes.

Anexo ao documento havia uma planilha com as informações de saúde e os nomes dos participantes do estudo. Nove deles morreram durante a pesquisa porém somente duas mortes foram mencionadas.

Medicamento continuou sendo prescrito

É possível ver nos dados do documento enviado à CPI,  que estes medicamentos continuam sendo prescritos mesmo após o Ministério da Saúde ter declarado que não funcionam na prevenção ao Covid-19. Prova disso é que a Hapvida, operadora de saúde que domina o mercado em todo nordeste com 4,8 milhões de pacientes, junto com a Prevent, que tem 540 mil pacientes, compraram mais de 5 milhões de caixas destes remédios (cloroquina,ivermectina e hidroxicloroquina), sendo possível "distribuir" um kit para cada paciente devido a quantidade comprada.

Nesta quinta-feira (16), seria o  depoimento do diretor executivo da operadora de saúde Prevent Senior, na CPI da Covid, mas ele não compareceu.