Nacional

Ministério das Comunicações ampliará o acesso à internet em localidades com pouca conexão

Medida visa preparar a comunidade escolar para sua inclusão na cultura digital e potencializar a inovação no setor público

Por Redação com Governo do Brasil 15/09/2021 18h06 - Atualizado em 15/09/2021 19h07
Ministério das Comunicações ampliará o acesso à internet em localidades com pouca conexão
Acordos de Cooperação Técnica com o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil reafirmam protocolo de intenções firmado em maio - Foto: MCOM - Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira (14), em Brasília (DF), foram formalizados os acordos de Cooperação Técnica (ACT) do Governo Federal, através do Ministério das Comunicações (MCom), com a Fundação Banco do Brasil e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar o alcance do programa Wi-Fi Brasil, com o objetivo de garantir a inclusão digital e o acesso da população com nenhuma ou pouca conexão à internet.

Além da conexão à internet, entre as ações das parcerias, no ACT com a Fundação BB estão previstas iniciativas de educação que visam preparar a comunidade estudantil para sua inclusão na cultura digital.

No ACT com o Sebrae, foram pensadas ações que procuram potencializar a inovação no setor público, buscando a conexão dos principais laboratórios existentes nas instituições com as pautas, soluções e práticas dos pequenos negócios.

Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a parceria acordada entre MCom, Banco do Brasil e Sebrae possui a capacidade de transformação por causa da combinação do ensino para as crianças e a capacitação para os pais.

Ações anteriores

Em maio deste ano, já tinha sido assinado o protocolo de intenções em que cada instituição parceira tinha firmado a instalação de 500 pontos gratuitos em comunidades desprovidas de acesso à internet.

Em agosto, o MCom fez a instalação de 14 mil pontos de acesso à internet pelo Wi-Fi Brasil, dos quais, 79% dos pontos estão nas regiões Norte e Nordeste, alcançando quase 9 milhões de pessoas em 3 mil municípios.