Nacional

Tempestade causa mortes e desabriga no PR e em SC

No Paraná, nove pessoas morreram e mais de 50 mil pessoas foram afetadas

Por Da Redação com Com Agências 09/06/2014 06h06
Tempestade causa mortes e desabriga no PR e em SC
Cidades do Sul foram fortemente afetadas pelas chuvas no final de semana - Foto: Divulgação

A chuva forte que afeta os estados do Sul do Brasil desde sábado causou pelo menos nove mortes, de acordo com a Defesa Civil do Estado do Paraná, e deixou milhares de desabrigados. A situação é considerada preocupante nos estados do Paraná, onde 70 cidades estão em situação de emergência, e em Santa Catarina, 22 municípios foram afetados.

Balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual do Paraná na noite de domingo (8) informou que nove pessoas morreram em consequência do temporal no Estado e 51.418 pessoas estão desabrigadas, desalojadas ou em estado de atenção. Ao todo, 74 municípios sofrem com as consequências das chuvas. O levantamento aponta prejuízos causados por alagamentos, deslizamentos, inundações e destelhamentos, além de falta de energia elétrica e de água.

As mortes foram registradas nos municípios de Medianeira, Sulina, Laranjeiras do Sul,  Guarapuava (duas), Campina do Simão, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu.

A chuva atinge o estado desde sábado (7) e também causa interdições em várias rodovias estaduais e federais. Do total de afetados, 3.650 ficaram desalojados. Desses, 2.136 não conseguiram retornar para casa e estão em abrigos improvisados. Mais de cinco mil residências foram danificadas.

O governador Beto Richa determinou a liberação antecipada de mais de R$ 6 milhões dos recursos do VigiaSUS para 70 municípios que foram afetados pelas chuvas.. Para Curitiba, o repasse chega a R$ 800 mil.

Calamidade em SC

O número de cidades que declararam situação de emergência em Santa Catarina aumentou na noite de domingo (8) para 18. Por causa das chuvas, escolas estaduais e municipais de várias cidades cancelaram as aulas nesta segunda-feira (9). Também ocorreu interrupção de energia elétrica em várias unidades do estado. A previsão do tempo indica melhora nas condições climáticas nesta segunda-feira (9).

Tags: