Municípios

Após três anos, Ronda no Bairro será implementada no Benedito Bentes

Durante live para apresentar os números da segurança, Renan Filho, anunciou que o bairro será contemplado

Por Gabriela Borba (Estagiária sob supervisão)* com Jornal de Alagoas 11/05/2021 17h05
Após três anos, Ronda no Bairro será implementada no Benedito Bentes
Foto: Assessoria

Na manhã dessa segunda-feira (10), durante live para apresentar os números da segurança pública em Alagoas, o Governador, Renan Filho (MDB), anunciou que o Benedito Bentes será contemplado com o Programa Ronda no Bairro. 

Desde a implementação do programa, no ano de 2018, a população Beneditense solicita a chegada das equipes no local. O bairro tem mais de 200 mil habitantes e um comércio muito forte, que possui carência na segurança. 

Em 2020, o líder comunitário, membro do Instituto Beneditense Associativista - IBA, Allan Pierre, teve uma audiência com o coordenador geral da Ronda do Bairro, Coronel Cel. Silva , onde conheceu o programa de perto e reivindicou, mais uma vez, a implantação no Benedito Bentes. 

Além de estar a frente do programa, o Coronel Silva também é residente do Benedito Bentes e sabe a necessidade de reforço da segurança pública no bairro. 

De acordo com Allan Pierre, a notícia foi recebida com bastante alegria pelos moradores da região, uma das mais violentas da capital. O anseio agora, após a garantia estadual, é ver o programa implantado e funcianando. 

Violência no Benedito Bentes

O bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, liderou a lista das regiões mais violentas da capital. Os números foram divulgados em janeiro de 2019 pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas.

Ronda no bairro 

O Programa Ronda no Bairro atua em perímetros delimitados com patrulhas compostas por um militar da reserva e um da ativa pertencentes à Polícia Militar de Alagoas e/ou ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, além de um civil egresso das Forças Armadas. Estes, por sua vez, atuam nas modalidades a pé, carro, moto e bicicleta; e têm como pilares de serviço a segurança de proximidade, a abordagem social e comunitária, a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Além das abordagens de proximidade realizadas pelas patrulhas, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social composta por psicólogas e assistentes sociais que são responsáveis pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos competentes.