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Semed define protocolo de volta às aulas presenciais nas escolas de Maceió

Protocolo pedagógico tem como objetivo orientar as unidades de ensino na retomada das atividades educacionais

Por Redação com Cada Minuto 03/12/2020 15h03
Semed define protocolo de volta às aulas presenciais nas escolas de Maceió
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu nesta quinta-feira (3) normas e procedimentos para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Maceió. O protocolo pedagógico tem como objetivo orientar as unidades de ensino na retomada das atividades educacionais.

Segundo o Diretor de Gestão Educacional da Rede Municipal de Ensino, Roberval Ferreira da Silva, os procedimentos têm como base os documentos normativos e os pareceres do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Maceió. “O protocolo pedagógico de retorno às aulas irá contribuir significativamente para o planejamento educacional/escolar no retorno das atividades presenciais com o peculiar processo de acolhimento necessário nesse contexto de pandemia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.934/1966), define os marcos educacionais constituídos que respalda a materialização das práticas educativas nos sistemas e redes de ensino”, destaca.

Para a Coordenadora Geral de Ensino Fundamental, Maria José Alves Costa, o foco do documento visa o enfrentamento das vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da rede pública de ensino. “Considerando as etapas e modalidades de ensino ofertadas, este protocolo, está organizado com os seguintes tópicos, seguidos por respectivos sub – tópicos: marcos educacionais vigentes, acolhimento, avaliação das aprendizagens, plano de recuperação das aprendizagens, formação continuada, gestão pedagógica e reorganização do calendário escolar”, afirma.

A coordenadora destaca também a necessidade da efetiva reflexão com os estudantes no processo de acolhimento. “É importante frisar todo o contexto vivenciado por eles e suas famílias, ajudá-los a compreender de uma forma clara e serena, a dinâmica de mundo com pandemia e pós-pandemia e as consequências para a humanidade trazidas por práticas sociais desordenadas e devastadoras, expressando um panorama real, de forma dialógica, com uma linguagem apropriada e oportunizando também a escuta das diferentes falas emanadas pelos estudantes”, ressalta.

De acordo com o documento elaborado, a gestão pedagógica abrange todo o processo educativo e todas as demais esferas de atuação do gestor, pois devem estar a serviço da dimensão pedagógica de seu trabalho, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos e o desempenho dos professores.