Municípios

Escolas de Jequiá da Praia ganham destaque no Ideb

Município avança nos índices de avaliação de qualidade no ensino

Por Cada Minuto 17/09/2020 14h02
Escolas de Jequiá da Praia ganham destaque no Ideb
Foto: Camila Lima

O município de Jequiá da Praia, localizado no litoral sul de Alagoas, tem escola em 1º lugar com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado e 4º lugar no ranking nacional. A Escola Municipal  Manoel Cotias de Jesus foi a unidade educacional que conquistou a maior nota (9.7)  nas séries iniciais. 

As escolas da rede municipal de Jequiá avançaram nos anos iniciais de 7.2 para 8.1 (1° ano ao 5° ano), nos anos finais Jequiá também deu exemplo, de 5.3 para 7.2 (6° ano ao 9° ano). Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo a prefeita Jeannyne Beltrão, o resultado do Ideb 2019 “É uma conquista muito feliz e ela só foi possível graças ao envolvimento dos professores e alunos, junto aos diretores de suas unidades.” 

Como indicador principal da educação básica, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é definido a cada dois anos, para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.  

Na caracterização da avaliação do Ideb, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de outubro e novembro de 2019, além dos índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.