Municípios

Oficial dos Bombeiros de Alagoas recebe nota de solidariedade

Câmera dos Deputados emitiu nota por meio da Secretaria da Mulher

Por TNH1 07/08/2020 16h04
Oficial dos Bombeiros de Alagoas recebe nota de solidariedade
Camila Paiva / Foto: Camila Paiva
A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher, emitiu uma nota em solidariedade e apoio à tenente-coronel Camila Paiva, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. No último mês, Paiva tem sido alvo de comentários machistas e agressivos gerados por membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil inteiro, além de ter sido desrespeitada por um major da Polícia Militar. 
 
Segundo a tenente-coronel, que também é digital influencer, os comentários começaram quando a mesma postou um vídeo em suas redes sociais. O vídeo em questão foi compartilhado em um grupo de oficiais do sexo masculino, que por sua vez, começaram os ataques à Camila.
 
A denúncia feita por Paiva teve repercução nacional e moveu centenas de mulheres militares a denunciar violências de teor sexista vivenciadas por elas em seus trabalhos. 
 
A corregadoria da Polícia Militar informou que irá investigar o caso. 
 
Leia na íntegra a nota emitida pela Câmera dos Deputados: 
 
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lamenta e repudia os discursos dirigidos à Tenente-coronel Camila Paiva, a primeira Mulher oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
 
Desde que passou a denunciar nas redes sociais uma série de práticas violentas da qual foi vítima no ambiente militar, congregando ainda centenas de mulheres que compartilhavam da mesma situação, Camila Paiva tem sido objeto de comentários virulentos produzidos e disseminados por membros das próprias Polícias Militares e Corpos de Bombeiros de todo o país.
 
Esse tipo de comportamento se revela duplamente gravoso e reprovável. Além de atribuir às mulheres um espaço de inferioridade em relação aos homens devido a aspectos físicos, culturais e intelectuais que os diferenciam, pretende constranger as mesmas a adotarem determinados comportamentos considerados próprios de seu gênero. Esse discurso, uma combinação de machismo e sexismo, além de injurioso e, portanto, reprovável, impossibilita a sociedade, particularmente os militares, de avançar no campo dos direitos humanos, configurados dentro da lógica da diversidade.
 
O fato de as corporações militares serem constituídas majoritariamente por membros do sexo masculino não legitima, nem deve favorecer sob qualquer pretexto a construção e a divulgação de discursos ou comportamentos violentos dirigidos às mulheres, iguais em dignidade.
 
Esta Secretaria da Mulher permanecerá atenta em prol da igualdade de gênero e no combate a toda forma de discriminação e manifesta solidariedade e total a apoio a Tenente-coronel Camila Paiva de Alagoas.