Municípios

Serviço de cirurgia bucomaxilofacial do HRPI amplia atendimento especializado

Já foram realizados mais de 600 atendimentos e cirurgias

Por Agência Alagoas com Redação 21/10/2026 16h04
Serviço de cirurgia bucomaxilofacial do HRPI amplia atendimento especializado
Serviço de Bucomaxilo do HRPI atende pacientes do Agreste e do Alto Sertão encaminhados pela regulação - Foto: Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI

O serviço de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) está transformando a vida de moradores do Agreste e do Alto Sertão de Alagoas. Desde o início das atividades, em abril, a unidade já ultrapassou a marca de 600 atendimentos e cirurgias, proporcionando alívio para quem sofria com dificuldades para mastigar, falar e movimentar a boca sem dor.

Os atendimentos são realizados sempre às quartas-feiras, no Centro de Referência do hospital. O acesso ao serviço é feito por meio da regulação estadual, que encaminha pacientes de diversos municípios da região para consultas, pequenos procedimentos e intervenções cirúrgicas.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Luis Donato, a demanda inclui desde dores articulares até traumatismos faciais. “Recebemos casos de disfunção da articulação temporomandibular (ATM), traumas, patologias da face e cirurgias orais menores, feitas sob anestesia local. Nosso foco é dar cobertura completa à população do Agreste e Sertão”, destaca o médico.

Acompanhamento pós-operatório

Além dos procedimentos, a equipe realiza o acompanhamento pós-operatório para monitorar a evolução clínica de cada paciente. Esse é o caso de Ana Paula, moradora de São Sebastião, de 52 anos, que retornou nesta semana para a primeira consulta de revisão após cirurgia na região bucal.

“Eu sentia muita dor para falar e mastigar. Hoje, no meu primeiro retorno, já fui liberada para voltar a comer normalmente, consigo articular bem melhor as palavras e sigo fazendo fisioterapia. Ainda sinto um pouco de incômodo, mas a melhora é visível”, relata a paciente.